Nova praia de Balneário Camboriú é liberada para o público; veja o trecho

Primeiro trecho concluído do alargamento foi liberado para turistas e moradores na manhã desta terça-feira (28)

Turistas e moradores já podem aproveitar o primeiro trecho da Praia Central de Balneário Camboriú liberado após a obra de alargamento da faixa de areia. O trecho que vai da rua 4.000 até o molhe da Barra Sul está liberado ao acesso público a partir desta terça-feira (28), já com a faixa de areia totalmente recuperada.

O trecho estava interditado para a retirada da tubulação que fez o alargamento da faixa de areia e, também, para que houvesse acomodação do aterro, especialmente dentro da água.

Trecho da Barra Sul de Balneário Camboriú é liberado para banhistas – Foto: Secom BC/DivulgaçãoTrecho da Barra Sul de Balneário Camboriú é liberado para banhistas – Foto: Secom BC/Divulgação

A abertura da área ao público vem acompanhada de monitoramento do trecho por parte de homens do 13° Batalhão de Bombeiro Militar (13º BBM).

Trecho que vai da rua 4.000 ao Molhe da Barra Sul é liberado para o público – Foto: Secom BC/DivulgaçãoTrecho que vai da rua 4.000 ao Molhe da Barra Sul é liberado para o público – Foto: Secom BC/Divulgação

“Estamos fazendo rondas com quadriciclos no local liberado, verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição de mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila”, explica o subcomandante do 13° BBM, Capitão Marcus Vinícius Abre.

A batimetria feita por especialistas contratados pela obra, aponta que a declividade da praia neste trecho sul recuperado já é muito próxima da praia original, sendo a medição de 1 para 40, ou seja, a cada quarenta metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.

Obra já avançou mais de 2km

alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú avança a passos largos e já chegou a 40% da orla. Mais de 2 quilômetros da orla, da rua 3.700 até o Molhe da Barra Sul, já foram concluídos e ganharam até mais sol.

Depois de alguns dias no Paraná, a draga Galileo Galilei voltou para Balneário Camboriú para começar a segundo parte da obra, da rua 3.700 em direção ao Pontal Norte.

Novo molhe da Barra Sul conta agora com cerca de 70 metros de areia – Foto: Secom BC/ReproduçãoNovo molhe da Barra Sul conta agora com cerca de 70 metros de areia – Foto: Secom BC/Reprodução

A previsão de entrega da obra é para novembro. Conforme a prefeitura, a medida que os trechos vão sendo concluídos e a areia nova, que vem de uma jazida no fundo do mar, vai assentando, os trechos vão sendo liberados para banhistas.

Antes e depois surpreendente

As mudanças na nova praia Central de Balneário Camboriú, com a obra de alargamento da faixa de areia, são surpreendentes. Mais surpreendentes ainda são os antes e depois protagonizado por moradores da cidade. Na sexta-feira (24), o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) compartilhou uma destas recriações.

Outros moradores recriaram, assim como o vereador Victor Forte (PL), fotos icônicas da cidade, que repercutiram na Internet e realmente chamam a atenção com os 70 metros a mais de areia na orla.

Mudança na orla da praia Central de Balneário Camboriú é surpreendente – Foto: Secom BC/DivulgaçãoMudança na orla da praia Central de Balneário Camboriú é surpreendente – Foto: Secom BC/Divulgação

O Molhe da Barra Sul de Balneário Camboriú também surpreendeu após a recuperação da praia Central. A área não tinha mais areia antes da obra e agora, conta com uma faixa superior a 70 metros de areia.

FOTOS: Veja como estão outras praias alargadas como em Balneário Camboriú

Na ponta, anexo ao molhe, uma área maior, de 44 mil metros quadrados, está sendo formada conforme previsto no projeto da recuperação da faixa de areia.

Na ponta, anexo ao molhe, uma área maior, de 44 mil metros quadrados, está sendo formada conforme previsto no projeto da recuperação da faixa de areia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...