O que fazer em Urubici no verão?

Com turismo o ano inteiro, Urubici atrai turistas que desejam curtir a temporada com tranquilidade e em contato com a natureza

A cidade está a 174 quilômetros de Florianópolis. 

Uma cidade que de pequena só tem a extensão. Com uma área de 1019,1 km², a grandiosidade da beleza natural que cerca o Urubici é visível de qualquer lugar, desde a entrada até a saída. Com a localização privilegiada no ponto mais alto de Santa Catarina, é de se encher os olhos com a quantidade cachoeiras, cânions e cavernas que a cidade tem. Quem opta por passar o verão na Serra não tenha dúvida: não vai mais querer trocar. 

Urubici – Foto: Marcus ZilliUrubici – Foto: Marcus Zilli

Isso porque Urubici reúne conforto, aconchego e atrativos turísticos para turistas de todas as idades. Quem visita este município consegue provar o que de melhor a Serra catarinense pode oferecer em qualquer estação do ano: receptividade. A vida simples de quem mora nesta região, envolvida com toda a gentileza para receber os turistas, é o que faz de Urubici uma das cidades mais procuradas para se conhecer e você vai saber os motivos:

Rota da aventura, em Urubici

O turismo de aventura é o carro chefe de Urubici no verão. Unindo as paisagens exuberantes da natureza com diversão, o que não falta na cidade são atrativos para liberação de muita adrenalina. Seja na prática de rapel no Paredão de Arenito ou trekking no Cânion do Rio Canoas, a cidade oferece atrativos para todos os gostos. 

Para as práticas de rapel, o Parque Cascata do Avencal, localizado na SC 430, é o lugar ideal para quem gosta de um turismo de aventura e uma pela paisagem como plano de fundo. No roteiro ainda é possível incluir tirolesa, cavalgada, arco e flecha, pedalinho e tiro ao alvo

Rota da trilha, em Urubici

Pedra Furada – Foto: Marcus ZilliPedra Furada – Foto: Marcus Zilli

A Pedra Furada é, praticamente, um cartão-postal de Urubici. Um dos acessos a este local pode ser meio por uma trilha que dura, em média, cinco horas de caminhada. Mas toda a vista compensa: o contato com a natureza, os cânions e os vales viram um gás a mais para que a chegada ao final da trilha seja recompensada. 

Também é possível seguir uma trilha para conhecer o Cânion Espraiado. A caminhada requer um pouco mais de resistência: ao todo, são nove quilômetros por um trajeto com subida até o cânion, mas a vista de lá compensa qualquer esforço. 

Importante: na cidade, existem os guias turísticos que prestam esse tipo de serviço para os turistas. Se você não é acostumado com trilha, informe-se na região sobre os pacotes oferecidos. Segurança acima de tudo, lembre-se disso. 

Cachoeiras, em Urubici

A Cascata Véu de Noiva, que recebeu este nome pela forma que as quedas das águas se apresentam, fica localizada dentro de uma propriedade particular e tem uma taxa por pessoa para ter acesso ao local. O trajeto é asfaltado e fica a 29 quilômetros de distância do Centro da cidade. 

Mirante, em Urubici

Quem deseja ver Urubici de cima, é possível conhecer o mirante da cidade que fica a quatro quilômetros do Centro, com acesso pela SC 430. Vale a pena conhecer para admirar as montanhas que é a imensidão do verde. 

Explore mais conteúdos da cidade