Osterfest, em Pomerode, é cancelada pela segunda vez por conta do coronavírus

Recomendação das autoridades foi de que o evento não seja realizado para evitar a concentração de pessoas

A organização da Osterfest, em Pomerode, decidiu cancelar a edição de 2021 do evento após a recomendação das autoridades de saúde para que o evento não fosse realizado, por conta da pandemia de coronavírus.

Osterfest é cancelada pela segunda vez por conta da pandemia de coronavírus – Foto: Divulgação/AvipOsterfest é cancelada pela segunda vez por conta da pandemia de coronavírus – Foto: Divulgação/Avip

A Osterfest foi o primeiro grande evento do calendário de festas do Vale do Itajaí que teve a programação suspensa pelas restrições da Covid-19, ainda em 2020. Na época o evento chegou a começar, mas o cancelamento das atividades ocorreu após o primeiro fim de semana.

Neste ano, a tradicional festa de Páscoa de Pomerode ocorreria entre 18 de fevereiro e 4 de abril, mas apesar dos decretos do governo do Estado permitirem a realização de eventos com restrições de público, a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Saúde de Pomerode foram pela não realização da Osterfest.

“O que nós sentimos muito é ver que vários outros eventos estão acontecendo, clandestinamente, e nós aqui simplesmente tentando fazer tudo da forma mais correta possível, de forma transparente, infelizmente fomos orientados a não fazer. Respeitamos as autoridades sanitárias, o momento frágil que estamos devido à pandemia, mas um evento totalmente controlado, com muita segurança, não vai poder ser realizado”, afirma o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Mani Goede, que organiza a festa.

Alternativas

Para manter o espírito da celebração de Páscoa na cidade, a Avip vai promover ações que engajem a população e estimulem os visitantes a manter a ida até Pomerode no calendário.

De acordo com Goede, os 50 associados da Avip serão incentivados a decorar seus estabelecimentos com pequenas Osterbaum (a árvore da Páscoa) e a entrar no clima da data.

Maior ovo decorado do mundo, a principal atração da Osterfest, não será montado em 2021. Na imagem, o ovo de 2020, com arte de Romero Britto – Foto: Giovana Pietrzacka/ND/ArquivoMaior ovo decorado do mundo, a principal atração da Osterfest, não será montado em 2021. Na imagem, o ovo de 2020, com arte de Romero Britto – Foto: Giovana Pietrzacka/ND/Arquivo

Outra ação será Eier Parade (Parada dos Ovos, em alemão), em alusão à Cow Parade. Serão instalados dez ovos gigantes pela cidade, em substituição ao Maior Ovo do Mundo – um dos símbolos da festa e que não será montado e 2021. As esculturas de 2,50 metros de altura serão colocados em locais específicos.

A pintura será dividida: cinco ovos serão decorados por artistas da região e outros cinco foram oferecidos para os consulados do Japão, Austrália, Bélgica, Rússia e Itália, que vão mandar artistas de seus países para fazer a decoração.

“Não tivemos outra solução a não ser cancelar o evento nos moldes que era feito, da festa com tendas, mas decidimos, então, fazer uma Osterfest diferente para que a gente pudesse pelo menos lembrar um pouquinho o evento de Páscoa, mas sem um local específico”, afirma Goede.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Turismo