Parques de Timbó proporcionam aventuras saudáveis no embalo da natureza

Município tem quatro opções para contemplação das belezas da região, diversão e muitas atrações

Parques de Timbó – Foto: Divulgação/Prefeitura de TimbóParques de Timbó – Foto: Divulgação/Prefeitura de Timbó

Para um município com 45 mil habitantes, Timbó é um lugar privilegiado pela quantidade, extensão e exuberância de seus parques. Eles proporcionam um contato saudável com a natureza e encantam visitantes de todos os lugares.

Parque do Morro Azul, em Timbó – Foto: Marcos Onofre dos SantosParque do Morro Azul, em Timbó – Foto: Marcos Onofre dos Santos

Quem vai a Timbó tem quatro opções de parques para visitar. Cada um com características, encantos e funcionalidades diferentes. Saiba aqui como encontrar esses pontos e as atrações que cada um oferece.

Na ShowMe você encontra as melhores informações sobre turismo nas rotas por Santa Catarina. Pegue o embalo da natureza para desbravar os parques de Timbó com a família e os amigos. Boas aventuras!

Jardim Botânico Franz Damm, momentos de contemplação e alegria

Jardim Botânico Franz Damm, Timbó – Foto: DivulgaçãoJardim Botânico Franz Damm, Timbó – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Timbó adquiriu a primeira parte do terreno deste parque em 1978, na gestão de Henry Paul. Depois, com novas aquisições, o espaço chegou a mais de 356 mil metros quadrados. O Jardim Botânico Franz Damm fica na SC- 417, Km 01, no Bairro das Capitais.

Com trilhas, restaurante, lago e parque infantil, o local reúne famílias que se encantam pela beleza, proporcionando momento de confraternização e diversão. O cenário é muito procurado para ensaios fotográficos, já que conta com uma ponte rústica e uma casinha na beira do lago, considerados cartões postais da cidade.

O parque, que num primeiro momento seria um jardim cemitério, teve seu objetivo modificado. Foi concebido para a contemplação da natureza e também para ser um horto florestal, já que as covas abertas tinham muita água e tornaram-se lagoas, deixando o espaço ainda mais atrativo e bonito.

Diz-se que o fascínio de Henry Paul pela natureza vem de sua genética, já que é bisneto do botânico e naturalista Fritz Mueller, considerado o príncipe dos observadores por Charles Darwin.

Informe-se

Departamento De Turismo de Timbó

Morro Azul, um passeio de tirar o fôlego!

O parque do Morro Azul é muito procurado por praticantes de parapente – Foto: Rogério Edgar MaasO parque do Morro Azul é muito procurado por praticantes de parapente – Foto: Rogério Edgar Maas

Uma área de 40 hectares e puro encantamento com a natureza. O Parque Morro Azul é muito procurado pelas paisagens deslumbrantes. Situado a 18 quilômetros do Centro de Timbó, tem uma área cercada pela incrível mata verde azulada.

O Morro Azul é outro importante cartão postal da cidade. Atualmente, é administrado pelo Instituto Aracuã, responsável pela preservação permanente do local. Quem o visita viaja no tempo ao observar a paisagem, em harmonia com belas casas antigas.

O amor pelo Morro Azul está declarado em um totem em formato de coração, no mirante Sul – Foto: DivulgaçãoO amor pelo Morro Azul está declarado em um totem em formato de coração, no mirante Sul – Foto: Divulgação

Além das belezas que atraem os turistas, o parque do Morro Azul também é muito procurado por praticantes de parapente, pessoas que gostam de camping, churrasco com os amigos, caminhadas em trilhas ecológicas, educação ambiental para estudantes com agendamento prévio, observação da fauna, flora e muito mais.

E as atrações não param por aí. O lugar tem o chamado Balanço do Infinito, que é gigantesco, de tirar o fôlego, além de um totem em formato de coração, no mirante Sul. No mirante Norte há uma luneta onde o turista encontrará uma das mais lindas vistas da cidade de Timbó e de outros municípios. Com o auxílio da luneta, é possível até vislumbrar o litoral.

O lugar tem o chamado Balanço do Infinito, que é gigantesco, de tirar o fôlego! – Foto: DivulgaçãoO lugar tem o chamado Balanço do Infinito, que é gigantesco, de tirar o fôlego! – Foto: Divulgação

Para quem gosta trilhas exuberantes e quer chegar ao topo do Morro Azul, existe a Trilha das Bromélias, com 800 metros, considerada uma caminhada moderada por ser um pouco íngreme, e a Trilha das Araucárias que é um pouco menor, com 400 metros e é considerada uma caminhada leve. É um passeio e tanto, não?

Informe-se

  • Aberto diariamente, das 8h às 18h.
  • Endereço: Estrada Geral de Mulde Alta, s/nº – Mulde Alta.
  • Informações: (47) 9 9992-6261.

Parque Henry Paul, para a qualidade de vida dos timboenses

Parque Henry Paul, no centro de Timbó – Foto: DivulgaçãoParque Henry Paul, no centro de Timbó – Foto: Divulgação

No Centro da cidade e com acesso fácil a todos, este parque foi inaugurado em homenagem ao centenário de Timbó, em 1969, com o nome do ex-prefeito da idade, Henry Paul.

Com 88 mil metros de extensão, abriga as principais atrações do município. No local há pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre, quadras esportivas, rampa para embarcações como Jet Ski, prancha de Stand Up e caiaque.

Até para quem gosta de patins, há uma pista apropriada. No parque há o Bosque da Saudade, com trilha ecológica onde há uma figueira centenária, daquelas inesquecíveis, que para abraçá-la é preciso reunir 15 pessoas.

A comunidade timboense tem no Parque de Eventos Henry Paul opções para esporte, cultura, lazer, turismo e saúde preventiva.

Informe-se

  • Rua Professor Július Scheidemantel, nº 853, Centro.

Bem no Centro de Timbó, lazer e esportes para todos

Outro parque no Centro de Timbó mostra o quanto este município oferece opções de lazer e saúde à população. Com 32.125 metros quadrados, o Parque Central tem área para o lazer de toda a família, encontro com os amigos, bate-papo, descanso e, em especial, um parquinho que desperta a alegria das crianças.

Foto premiada do Parque Central de Timbó – Foto: Marcos Onofre dos Santos

O esporte sempre é quem ganha atenção nos parques da cidade! Neste local há quadras de vôlei e de futebol de areia, quadra poliesportiva, pista de skate e academia ao ar livre. Para aquelas fotos que marcam o amor pela cidade, há o totem ♥ TIMBÓ.

Letreiro no Parque Central, onde são feitas muitas fotos – Foto: DivulgaçãoLetreiro no Parque Central, onde são feitas muitas fotos – Foto: Divulgação

Informe-se

  • Endereço: Avenida Sete de Setembro, Centro.

Explore mais conteúdos da cidade