Rodrigo Vieira

rodrigo.vieira@ndtv.com.br Blumenau e região são destaque todos os dias com o jornalista Rodrigo Vieira. O apresentador do Balanço Geral da NDTV traz aqui notícias exclusivas e opinião.


Páscoa em Blumenau se consolida como mais um forte evento de SC; veja pesquisa

Atração blumenauense mudou o cenário do Parque Vila Germânica nos meses de março e abril

A Páscoa em Blumenau mudou de nome, ganhou nova decoração e entrou de vez para o calendário das grandes atrações de Santa Catarina. Já é possível afirmar, sem dúvida, que é um forte e consolidado evento catarinense. Nesta quinta-feira (19) uma pesquisa foi divulgada pela prefeitura de Blumenau com bons índices sobre a atração de Páscoa no município.

Páscoa em Blumenau mudou o cenário no Parque Vila Germânica – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/NDPáscoa em Blumenau mudou o cenário no Parque Vila Germânica – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/ND

O levantamento foi realizado entre 29 de março e 1° de maio quando 258 pessoas foram entrevistadas. A nota média do evento, de uma escala de 0 a 10, dada pelo público que indicaria a atração para algum amigou ou familiar foi de 9,66.

“A avaliação foi extremamente positiva e aumenta a nossa responsabilidade para seguir proporcionando a melhor experiência aos visitantes. Esta edição foi prova de que podemos fazer mais e melhor, para que não somente o turista, mas os blumenauenses tenham um espetáculo na Páscoa, assim como tivemos no Natal.”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

A pesquisa revelou diversos outros números do evento. A maioria dos visitantes (71,32%) estiveram pela primeira vez na Páscoa em Blumenau. Destes, 67,39% são turistas e 32,61% moradores do município. Em anos anteriores o público que esteve pela primeira vez no evento representou 36% em 2019, 43% em 2018, 39% em 2017 e em 2016, somente 31%.

Outro dado apresentado é que 56,6% do público visitou somente o evento de Blumenau. Chama a atenção que 32,5% dos entrevistados também estiveram na Osterfest, que é um evento já consolidado de Páscoa em Pomerode.

Segundo a pesquisa, 59% dos visitantes da Páscoa em Blumenau vieram com a família, sendo que 34% do público foi de casais. Esse número representa um aumento de 325% se comparado a 2019, que era de apenas 8% de casais.

Decoração em alta e mais turistas

O levantamento divulgado pelo município apontou que a decoração da Páscoa em Blumenau foi o item de preferência no evento. A maioria dos entrevistados (83,7%) ressaltou que o que mais agradou foi a decoração do Parque Vila Germânica.

Em 2019, a pintura de casquinhas foi a mais citada, por 44% dos entrevistados e decoração havia ficado em segundo lugar com 20% das citações.

O evento deste ano, que teve 35 dias, recebeu 50% a mais de turistas na comparação com 2019. De acordo com a pesquisa, 54% do público deste ano era composto por turistas, enquanto em 2019 o número de turistas era de 36%.

A cada ano a presença dos turistas vem crescendo. Em 2016, os turistas representavam 13% do público, em 2017, 16%, já em 2018, 23%.

Entre os 139 turistas ouvidos pela pesquisa, 65,47% são de Santa Catarina, seguido do Acre com 9,35% e São Paulo com 7,91%. O levantamento mostrou que 69% residem fora da região de Blumenau. Das cidades mais próximas estão os visitantes de Gaspar (28,89%), Indaial (22,22%) e Brusque (15,56%).

Rede hoteleira comemora

A ocupação dos hotéis em Blumenau durante a Páscoa também evidencia a força do evento para os meses de março e abril. Um levantamento feito pela Secretaria de Turismo e Lazer com oito hotéis de maior capacidade de leitos apontou que durante o evento houve uma média de 65,54% de ocupação.

Os hotéis consultados destacaram que aos fins de semana e feriados, alguns registraram ocupação máxima. Os dados registrados neste ano superam os apontados em 2019, último ano antes da pandemia, que teve uma média de 63,31% nos mesmos estabelecimentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...