Passeio em Itapema: saiba o que conhecer na passagem pela cidade

Paisagens panorâmicas e atrações que garantem suspiros dos visitantes, Itapema conta com litoral movimentado e um dos mais procurados na alta temporada

A cidade está a 70 quilômetros de Florianópolis. 

Se na passagem por Santa Catarina você estiver procurando por uma paisagem de tirar o fôlego, encontrou. É em Itapema, mais precisamente no Canto da Praia, que fica o moderníssimo Mirante do Encanto – uma construção com 26 metros de altura localizada a 130 metros acima do nível do mar que proporciona uma visão panorâmica de 360 graus da cidade e do seu mar verde azulado, de Porto Belo, dos morros, da Mata Atlântica e de toda a Costa da Esmeralda. 

Meia Praia, em Itapema – Foto: Heitor PergherMeia Praia, em Itapema – Foto: Heitor Pergher

Além das rampas e do elevador panorâmico, o mirante é dividido em quatro níveis e conta com estacionamento e banheiros adaptados para deficientes físicos, praça urbanizada, playground, bancos, paisagismo, comércio e iluminação especial.

A visitação ao local é gratuita. Outro lugar preferido dos que adoram fazer ótimas fotos é a Ponte dos Suspiros. Ela fica no encontro do Rio Bela Cruz com o mar e, além de ligar os dois pontos da praia e proporcionar a travessia dos pedestres, serve de cenário para eternizar em imagens o passeio pela cidade. 

A construção é feita de pedras e tem arcos nas laterais da cobertura. Quer comprar um peixe fresco ou apenas tomar um chope e saborear um petisco? O lugar certo é o Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos, inaugurado no aniversário de 50 anos de Itapema.

O local agrega a gastronomia de restaurantes e de boxes para refeições rápidas, ao comércio de peixes e frutos do mar frescos, frutas, verduras e artesanatos, e ao lazer. Há um palco para apresentações artísticas, além de espaço reservado para exposições.

 A viagem de férias de verão também é tempo de reforçar a fé. Em Meia Praia, a Gruta Nossa Senhora dos Navegantes atrai turistas e moradores. Na zona rural de Itapema, na Estrada Geral do Sertão do Trombudo, fica a Capela São João Batista, uma das mais antigas da cidade, inaugurada em 1946.

Passeio público, ciclovia, postos salva-vidas, decks em madeira de reflorestamento, bancos para relaxar e acesso à praia. O Parque Calçadão embeleza ainda mais a orla da Meia Praia e proporciona aos moradores e turistas a tranquilidade de passear com segurança. O parque foi planejado pensando na acessibilidade e, por isso, disponibiliza rampas especiais de acesso à praia.

Explore mais conteúdos da cidade