Patrimônio naval brasileiro: saiba tudo sobre o Museu Nacional do Mar

Aberto ao público em 1993, o Museu Nacional do Mar abriga, protege e divulga parte do patrimônio naval brasileiro

O destino está a 194 quilômetros de Florianópolis. 

Museu Nacional do Mar – Foto: Marcelo Cordeiro | Gecom | Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/DivulgaçãoMuseu Nacional do Mar – Foto: Marcelo Cordeiro | Gecom | Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/Divulgação

Para desbravar Santa Catarina por suas histórias, costumes e registros, o Museu Nacional do Mar, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2010, está localizado em São Francisco do Sul, litoral Norte, a 194 quilômetros de Florianópolis. Aberto ao público em 1993, o espaço abriga, protege e divulga parte do patrimônio naval brasileiro. Em seu acervo, há uma grande diversidade de embarcações de diferentes regiões do Brasil. Lá estão mais de 96 barcos em tamanho real e, aproximadamente, 150 peças de modelismo e artesanato naval. 

O Museu Nacional do Mar também conta com a reprodução da Coleção Alves Câmara. São modelos de embarcações que fazem parte da coleção do almirante Alves Câmara, ministro da Marinha entre 1955 e 1958. 

No museu tem uma sala dedicada ao navegador Amyr Klink, que é sócio-benemérito do Museu do Mar. Amyr é um navegador e comandante de embarcações brasileiro que foi a primeira pessoa a atravessar o Atlântico Sul a remo no ano de 1984. No museu, há uma réplica do barco original, o I.A.T, usado por Amyr. O original está em restauro. 

Em 2019, o museu passou a abrigar uma maquete de 84 m² que retrata o Centro Histórico de São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil. O trabalho iniciou no ano de 1999 e é assinado pelo modelista e artesão naval Conny Baumgart.

Explore mais conteúdos da cidade