Praias de difícil acesso em Florianópolis ganham postos guarda-vidas

Praias da Lagoinha do Leste e de Naufragados terão o serviço disponível todos os dias, das 8h às 17h, até o fim da alta temporada

A praia da Lagoinha do Leste, pela primeira vez, terá um posto guarda-vidas durante toda a alta temporada de verão. Em funcionamento desde a última segunda-feira (16), o posto conta com dois socorristas todos os dias, das 8h às 17h.

Novo posto guarda-vidas na praia da Lagoinha do Leste, em, Florianópolis – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

A praia de Naufragados também contará com o serviço, que ano passado foi realizado apenas durante os finais de semana. Ambas as praias terão o trabalho dos guarda-vidas até o encerramento da temporada de verão 2019/2020, no dia 15 de março de 2020.

Leia também:

Devido à falta de sinal de telefonia na Lagoinha, a guarnição contará com um rádio para comunicação com outros postos, especialmente o do Matadeiro, que é o mais próximo. Além do contato com o helicóptero Arcanjo, para eventual atendimento a casos de gravidade.

O coronel Diogo Losso, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, explica que em ambos os locais o mar possui correntes de retorno, que são as maiores causas de arrastamento e afogamento nas praias.

Além disso, as duas localidades são bastante procuradas por turistas e moradores o ano todo. No entanto, na alta temporada o número de visitantes aumenta significativamente. Por isso, merecem atenção do Corpo de Bombeiros.

O acesso às duas praias pode ser feito de barco ou por meio de trilha, o que é mais comum. Segundo os bombeiros, é frequente o registro de ocorrências de lesões em membros inferiores e mal-estar devido à falta de alimentação e hidratação adequada. Nesses casos, os socorristas também poderão prestar atendimento.

+

Turismo