Praias de surf: conheça as 9 melhores de Santa Catarina

Palco de Circuito Mundial de Surf, o estado oferece inúmeras opções para quem deseja pegar boas ondas. Conheça as principais

Praia Brava, em Florianópolis, conta com ondulações de até seis pés para o surf – Foto: Marcos CamposPraia Brava, em Florianópolis, conta com ondulações de até seis pés para o surf – Foto: Marcos Campos

A costa catarinense é uma das mais conhecidas por surfistas de todo o país e até do mundo. Ter recebido diversas etapas do Circuito Mundial da modalidade e até campeão mundial morando para os lados de cá, traz a chancela de um litoral realmente privilegiado.

Tem praia badalada, com ondas grandes e mar agitado. Algumas famosas e outras nem tanto. Mas dentre as várias possibilidades, qual escolher? Começando por Florianópolis, fizemos um tour rumo ao Sul catarinense com algumas dicas de bons pontos para surfar. Então, coloca a prancha no carro, prepare o protetor e vamos lá.

Praia da Joaquina

O destino, localizado em Florianópolis, está a  18 quilômetros do Centro da cidade.

Praia da Joaquina – Foto: Marcos CamposPraia da Joaquina – Foto: Marcos Campos

A mais conhecida de Florianópolis para o surfe já foi até palco do Circuito Mundial da modalidade. Sua constância com boas ondas formadas nas mais variadas condições fazem do pico um dos mais cheios da capital. A Praia da Joaquina, ou“Joaca” como é conhecida, tem boas formações de paredes e tubos com ondas de até dez pés, condições essas que podem fazer você encontrar alguns profissionais do estado treinando por lá.

Praia Mole 

O destino, localizado em Florianópolis, está a 17 quilômetros do Centro da cidade.

Praia Mole, em Florianópolis – Foto: Marcos CamposPraia Mole, em Florianópolis – Foto: Marcos Campos

A Praia Mole não é só um local de surfe, mas, sim, um grande encontro. Com vários restaurantes e bares no seu entorno, é um ponto muito badalado com boa infraestrutura e um belo visual. Para além das festas, ondas com até seis pés e fortes ondulações se destacam com vários campeonatos acontecendo no local. A companhia de colegas surfistas é inevitável, mas a parceria é uma constante do local.

Praia Brava 

O destino, localizado em Florianópolis, está a 33 quilômetros do Centro da cidade.

Lá no extremo Norte da ilha, a Praia Brava apresenta condições constantes para o surfe, mas como o nome já sugere, não tão fáceis assim. Com ondulação de até seis pés, a Brava se destaca em dias com o típico vento sul que costuma deixar o mar mexido em outros locais da cidade. Apesar da localização mais afastada, é uma praia relativamente tranquila e conta com um belo cenário natural.

Guarda do Embaú 

O destino, localizado em Palhoça, está a 55 quilômetros de Florianópolis. 

Guarda do Embaú, Reserva Mundial de Surf, está localizada na cidade de Palhoça – Foto: Flávio Tin/Arquivo NDGuarda do Embaú, Reserva Mundial de Surf, está localizada na cidade de Palhoça – Foto: Flávio Tin/Arquivo ND

O Rio da Madre que desemboca no mar faz da Praia da Guarda do Embaú um cenário único. Com areia fina e essa peculiaridade de ter que atravessar o rio para chegar na praia, o local também tem o surfe como grande atrativo em suas ondas cavadas de até nove pés de altura e com boa constância. Em 2017, tornou-se a primeira praia do país – e nona do mundo – credenciada como Reserva Mundial de Surf, um título que dá a chancela de um belo e importante local de preservação.

Praia do Silveira 

O destino, localizado em Garopaba, está a 77 quilômetros de Florianópolis. 

Praia do Silveira, em Garopaba – Foto: iStock/DivulgaçãoPraia do Silveira, em Garopaba – Foto: iStock/Divulgação

As pedras são o que fazem a Praia do Silveira tão especial. Com um cenário que lembra até o Arpoador, as formações viram arquibancada e é justamente sua composição rochosa no fundo do mar que permite ondas mais regulares (o chamado point break). Porém, isso deixa os caldos mais perigosos, sendo indicada a surfistas mais experientes. Destaque para as ondas grandes quebrando à direita.

Praia da Ferrugem 

O destino, localizado em Garopaba, está a 96 quilômetros de distância de Florianópolis.

A Praia da Ferrugem é uma das praias mais badaladas e constantes da região, principalmente no canto esquerdo com ondulações de Leste ou Sudeste de até sete pés e sem tanto vento para interferir na formação das ondas. No verão, a praia lota, seja no lado Sul com as famílias, ou no lado Norte com a galera que quer mais movimento.

Praia do Rosa

O destino, localizado em Imbituba, está a 87 quilômetros de Florianópolis. 

Praia do Rosa, em Imbituba – Foto: iStock/DivulgaçãoPraia do Rosa, em Imbituba – Foto: iStock/Divulgação

A Praia do Rosa é a queridinha dos catarinenses tendo figurado em listas internacionais importantes por sua beleza, sendo até classificada pela mídia francesa como Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, lista restrita com dez e 30 indicados, respectivamente. O reconhecimento trouxe pessoas, principalmente no chamado Rosa Sul que possui uma estrutura de serviços e ondulações de até dez pés. Já no Rosa Norte, ondulações de até oito pés e, talvez, um pouco mais de sossego.

Praia da Vila

O destino, localizado em Imbituba, está a 95 quilômetros de Florianópolis.

Praia da Vila, em Imbituba – Foto: iStock/DivulgaçãoPraia da Vila, em Imbituba – Foto: iStock/Divulgação

Localizada perto do Centro do município de Imbituba, as grandes ondulações são destaque da Praia da Vila que já foi palco de etapa do Circuito Mundial de Surf no fim da década passada. Importante prestar atenção à direita com ondas longas e rápidas que fazem desse ponto um dos mais clássicos não só de Santa Catarina, mas também do país.

Praia do Cardoso 

 O destino, localizado em Laguna, está a 144 quilômetros de Florianópolis.

A Praia do Cardoso é bem conhecida entre os surfistas e uma dica que não figura em tantas listas assim, pois requer bastante experiência para ser explorada, já que as correntezas podem ser fortes no local que volta e meia recebe campeonatos de ondas grandes chegando a 12 pés. Além disso, sua proximidade com o Farol de Santa Marta dá a possibilidade de fazer turismo e conhecer um dos lugares com mais história do estado.

Explore mais conteúdos da cidade