Prática de yoga: mente, corpo e alma em sintonia

Com inúmeros locais abertos, Florianópolis oferece as belezas naturais como conjunto para a prática de yoga. Veja onde é possível praticar

Conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis reúne encantos e belezas em todos os cantos da cidade. Com posição privilegiada e natureza preservada de Norte a Sul, cada lugar de Floripa, como é carinhosamente chamada, é um convite a céu aberto para a prática de yoga. Seja iniciante ou não, os benefícios para quem pratica esta arte milenar podem ser notados sem muito esforço: além de controlar o estresse  e a ansiedade, a prática promove o equilíbrio corporal, consciência da respiração e proporciona rápida sensação de bem-estar.

Cabana dos Sonhos, na Lagoa da Conceição. – Foto: Foto: Arquivo pessoal/DivulgaçãoCabana dos Sonhos, na Lagoa da Conceição. – Foto: Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Sem contraindicação, o yoga é uma prática para todos e oferece vários tipos e formas de ser praticado. Com integração da mente, corpo e alma, a conexão consigo mesmo aumenta, assim como a vontade de aprender mais e criar rituais meditativos. Em Florianópolis existem diversos lugares a céu aberto onde você pode praticar. Quer saber onde dá para esticar o tapete e começar a prática? Se liga nas dicas:

Centro de Florianópolis

Em local privilegiado e ainda com vista incrível de um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Norte, no Centro da cidade, oferece um extenso calçadão para a prática de atividades físicas, o que também é possível de encontrar um tatame de cimento ideal para esticar o tapete de yoga e começar os alongamentos. De frente para o mar, a prática se conecta com a natureza e pode ser exercitada no final do dia e se encantar com o pôr do sol que vira a atração por quem passa pelo local. 

Praia Mole

O local está a 17 quilômetros do Centro da cidade. 

No Leste da ilha, a caminho da Lagoa da Conceição, a Praia Mole também pode ser uma excelente opção para quem deseja praticar yoga em sintonia com o mar. O barulho das ondas pode ser mais um elemento na hora de ativar o mindfulness e trazer a atenção plena para o momento presente, sentindo tudo o que a prática e o contato com a natureza proporcionam. O ideal é fazer a prática pela manhã, antes da movimentação de turistas e nativos no local. 

Parque Estadual do Rio Vermelho

O local está a 32 quilômetros do Centro da cidade. 

Espaço de preservação da fauna com a Mata Atlântica preservada e o turismo ecológico, o Parque Estadual do Rio Vermelho é uma unidade de preservação ambiental com local para camping, trilhas ecológicas e atividades ambientais. Praticar o yoga neste local, além do ar puro oferecido pela natureza, é possível escutar o barulho dos animais silvestres que são tratados no Centro de Triagem que tem no parque. 

Praia do Campeche

O local está a 15 quilômetros do Centro da cidade. 

Praia do Campeche, em Florianópolis – Foto: Marcos CamposPraia do Campeche, em Florianópolis – Foto: Marcos Campos

Já para o Sul da ilha, a Praia do Campeche conta com uma extensa faixa de areia que também pode ser um lugar bacana para fazer yoga, principalmente pela manhã, no horário do nascer do sol. 

O que é preciso para começar a prática?

Com concentração e foco total no trabalho entre o corpo e a mente, é preciso apenas carregar um tapetinho para realizar os asanas, que são as posições, e uma roupa confortável, já que, normalmente, pratica-se descalço. Além disso, para quem quer começar sozinho e sem a instrução de um profissional, as lojas de aplicativos de celulares têm vários disponíveis, tanto em androids quanto em IOS, que ensinam desde iniciantes a praticantes mais avançados. E aí, bora alinhar a energia com a natureza?

Explore mais conteúdos da cidade