Saiba quais são os principais pontos turísticos de Itajaí

Seja no roteiro cultural ou no mergulho no mar, Itajaí reúne cultura e entretenimento em uma das cidades mais movimentadas de Santa Catarina

A cidade está a 99 quilômetros de Florianópolis.

Museu Histórico, em Itajaí – Foto: iStock/DivulgaçãoMuseu Histórico, em Itajaí – Foto: iStock/Divulgação

Para conhecer a cidade, nada melhor do que fazer um passeio por sua história. Na passagem por Itajaí, não deixe de passar pelo Centro para conhecer locais como o Palácio Marcos Konder que atualmente abriga o Museu Histórico da cidade. O prédio foi construído em 1925 para ser a sede dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Ganhou um anexo que lembra o Instituto Mundo Arabe de Paris com o Brise-soleil, estrutura arquitetônica que reduz a incidência direta da radiação solar. 

No museu, o visitante vai se deliciar com a criatividade. Também no Centro Histórico, é possível visitar locais como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento com belíssimos vitrais e apreciar a obra do pintor Aldo Locatelli que domina o teto da igreja. Ao lado do Palácio se encontra a Casa da Cultura Dide Brandão. Seguindo pela Rua Hercilio Luz conheça a Casa Burghardt, a Casa Malburg e a Casa Konder que foi a residência oficial de governadores catarinenses. 

Praia Brava, em Itajaí – Foto: Heitor PergherPraia Brava, em Itajaí – Foto: Heitor Pergher

Repararam que até agora nem falamos em praia? Pois bem. Em Itajaí há várias, mas as mais conhecidas certamente são as Praias de Cabeçudas e a Brava. A primeira que, inclusive foi a pioneira nos banhos de mar, é mais voltada para o ambiente familiar, por causa do mar mais calmo. Ali moradores e visitantes aproveitam para a prática de caminhadas, corridas e demais atividades físicas, uma vez que existem sombreiros estrategicamente plantados em toda a extensão do calçadão.

Já a Praia Brava é o reduto dos apaixonados por sol, mar agitado, badalação e muita música eletrônica. Localizada entre Balneário Camboriú e Itajaí, a Brava, durante muitos anos, foi um lugar isolado. Isso até a década de 1990. O cenário mudou com a instalação dos beach clubs que tornaram a praia referência de qualidade na música eletrônica.

Explore mais conteúdos da cidade