Seja no roteiro cultural ou no mergulho no mar, Itajaí reúne cultura e entretenimento em uma das cidades mais movimentadas de Santa Catarina ...
Saiba quais são os principais pontos turísticos de Itajaí
Seja no roteiro cultural ou no mergulho no mar, Itajaí reúne cultura e entretenimento em uma das cidades mais movimentadas de Santa Catarina
A cidade está a 99 quilômetros de Florianópolis.

Para conhecer a cidade, nada melhor do que fazer um passeio por sua história. Na passagem por Itajaí, não deixe de passar pelo Centro para conhecer locais como o Palácio Marcos Konder que atualmente abriga o Museu Histórico da cidade. O prédio foi construído em 1925 para ser a sede dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Ganhou um anexo que lembra o Instituto Mundo Arabe de Paris com o Brise-soleil, estrutura arquitetônica que reduz a incidência direta da radiação solar.
No museu, o visitante vai se deliciar com a criatividade. Também no Centro Histórico, é possível visitar locais como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento com belíssimos vitrais e apreciar a obra do pintor Aldo Locatelli que domina o teto da igreja. Ao lado do Palácio se encontra a Casa da Cultura Dide Brandão. Seguindo pela Rua Hercilio Luz conheça a Casa Burghardt, a Casa Malburg e a Casa Konder que foi a residência oficial de governadores catarinenses.

Repararam que até agora nem falamos em praia? Pois bem. Em Itajaí há várias, mas as mais conhecidas certamente são as Praias de Cabeçudas e a Brava. A primeira que, inclusive foi a pioneira nos banhos de mar, é mais voltada para o ambiente familiar, por causa do mar mais calmo. Ali moradores e visitantes aproveitam para a prática de caminhadas, corridas e demais atividades físicas, uma vez que existem sombreiros estrategicamente plantados em toda a extensão do calçadão.
Já a Praia Brava é o reduto dos apaixonados por sol, mar agitado, badalação e muita música eletrônica. Localizada entre Balneário Camboriú e Itajaí, a Brava, durante muitos anos, foi um lugar isolado. Isso até a década de 1990. O cenário mudou com a instalação dos beach clubs que tornaram a praia referência de qualidade na música eletrônica.