São Francisco do Sul 174 anos: programação online celebra aniversário da cidade

A bonita e exuberante São Chico comemora mais um ano com atividades online que ressaltam as tradições francisquenses

Descoberta há mais de 500 anos e rica em belezas naturais como matas nativas e praias, São Francisco do Sul, no Norte catarinense, completa 174 anos de emancipação em plena forma e com muito esplendor nesta quinta-feira (15).

Vista do Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul – Foto: Foto_ Alexandre Braga _ Prefeitura Municipal de São Francisco do SulVista do Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul – Foto: Foto_ Alexandre Braga _ Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

Por causa da pandemia do coronavírus, a programação de aniversário sofreu mudanças, mas nada que impeça moradores e visitantes de curtir a data festiva, já que muitas atividades serão transmitidas online.

A exemplo do ano passado, a Festilha (Festa das Tradições da Ilha), evento que marca a data comemorativa, não será realizada. Contudo, várias ações festivas já estão ocorrendo e seguem até domingo (18).

A programação começou às 8h desta quinta, com transmissão online da celebração na Praça Getúlio Vargas, que contou com a presença das autoridades. Na oportunidade, o prefeito Godofredo Moreira Filho oficializou as entregas das reformas da unidade básica de Saúde da Tapera e do Ginásio Waldir Quirino da Luz, que contou com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Krelling (MDB).

Programação começou com celebração transmitida online – Foto: Prefeitura SFS/DivulgaçãoProgramação começou com celebração transmitida online – Foto: Prefeitura SFS/Divulgação

Segundo Godofredo, trata-se de uma data importante para a cidade, mas que por conta da pandemia, precisou ser repensada. “Será um aniversário diferente, em que vamos priorizar o sentimento de amor por São Francisco do Sul, o respeito para com o próximo e a solidariedade. Fica o convite para toda a população acompanhar de casa as ações preparadas e relembrar a nossa rica história”, destaca.

Programação de aniversário segue até domingo

As tradições francisquenses não poderiam ficar de fora da programação. Por isso, a Fundação Cultural organizou apresentações de grupos no Cine Teatro X de Novembro para a tarde desta quinta, também transmitidas online.

Já às 20h, será exibida, também online, a primeira reportagem da série (Re) Descobrindo São Chico. A Secretaria de Turismo vai produzir vídeos contando um pouco da história do município e suas manifestações culturais. As rainhas da Festa das Tradições da Ilha fazem parte da identidade do evento.

No sábado (17), será lançado o Memorial das Rainhas da Festilha, às 20h, e, no domingo (18), a Secretaria de Turismo fará a entrega da premiação do Concurso Cultural Sou + São Chico, que envolveu as escolas da cidade com a criação de uma frase para o aniversário. As atrações ficam disponíveis nas páginas do Facebook da Prefeitura, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Turismo.

Programação completa do aniversário de São Francisco do Sul – Foto: Prefeitura SFS/DivulgaçãoProgramação completa do aniversário de São Francisco do Sul – Foto: Prefeitura SFS/Divulgação

Prefeito fala sobre o aniversário na NDTV Joinville

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho participou do programa Balanço Geral, da NDTV Joinville, e falou sobre a história da cidade e a programação de aniversário. Confira!

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Turismo