SC europeia: conheça Nova Trento, cidade com forte influência da colonização italiana

Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo Religioso, Nova Trento também mantém viva na fala o dialeto trentino

De 1875, quando os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar, até 1880, estima-se que cerca de 11 mil pessoas se instalaram na colônia que hoje é a cidade de Nova Trento. Um número não muito diferente de sua pequena população atual, de pouco mais de 15 mil habitantes.

Foi também da Itália que chegou à cidade, com seus pais e irmãos, a menina Amábile Lucia Visintainer, que seria a futura Madre Paulina.

Nova Trento é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo Religioso – Foto: iStock/DivulgaçãoNova Trento é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo Religioso – Foto: iStock/Divulgação

A colônia agrícola e muito religiosa continuou praticando os hábitos da Igreja Católica em terras brasileiras. A fé ainda é muito presente na vida dos nova-trentinos, tanto é que a cidade é a Capital Catarinense do Turismo Religioso.

Além da religiosidade, outra característica marca a ligação com as origens europeias: parte de sua população, especialmente a mais velha, e também a de certos bairros do município ainda fala o dialeto trentino.

Na mesa das famílias e nos restaurantes da região não faltam pratos típicos, como a polenta com linguiça. Vinho também não! Existem várias vinícolas na pequena Nova Trento. Há também fabricante de queijos que utiliza rústicas técnicas queijeiras trazidas da Itália para fabricação de seus produtos.

Na cultura, a Banda Padre Ângelo Sabbatini, criada em 1889 e a mais antiga em atividade de todo o Estado, conserva as canções dos antepassados. A dança folclórica típica trentina/tirolesa fica a cargo do Gruppo Folk Nea Tridentum.

As histórias, crenças e costumes dos imigrantes italianos também são guardadas e difundidas pelo Circolo Trentino di Nova Trento, entidade que preserva a tradição e a repassa às novas gerações. E a grande congregação de tudo isso se dá em agosto, na Incanto Trentino, que celebra o aniversário da cidade e a cultura de seus antepassados.

Explore mais conteúdos da cidade