SC europeia: conheça Treze Tílias, a cidade conhecida como o Tirol Brasileiro

A forte influência dos imigrantes austríacos que colonizaram Treze Tílias se mantém viva na cidade com a influência da escultura em madeira, na arquitetura e gastronomia local

A pequena Treze Tílias, no Meio Oeste catarinense, é um charme de cidade. Conhecida nacionalmente como “Tirol Brasileiro” boa parte de seus cerca de oito mil habitantes são descendentes dos imigrantes austríacos, que ocuparam aquelas terras a partir do ano de 1933. A maioria deles era do Tirol, um Estado da Áustria.

Em suas bagagens trouxeram a arte da escultura em madeira, desenvolvida até hoje por vários artesãos treze-tilienses e encontrada em vários comércios locais, assim como as guirlandas de sementes e artesanatos feitos com a técnica bauernmalerei (pintura camponesa), também característicos da cultura dos Alpes.

Nas ruas, parte de sua arquitetura é inspirada no Estado de origem dos antepassados, como o “Castelinho”, antiga residência do fundador da colônia, o ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, e que hoje abriga o Museu Municipal Andreas Thaler. Se você quiser saber como era a vida dos imigrantes nos anos 30, esse é um excelente local de preservação histórica.

Durante a viagem de navio para o Brasil, os imigrantes criaram a “Musikkapelle Dreizehnlinden”, uma banda de música. Em atividade até os dias de hoje, a Banda dos Tiroleses se apresenta em diferentes eventos da cidade, como a Tirolerfest.

Somam-se a ela outras bandas, grupos de dança folclórica – marcada pelo sapateado de origem celta – e corais, que dão continuidade a expressões culturais austríacas.

Na gastronomia, pratos como o goulash (guisado de carne de vaca ou porco), o knöedel (bolinho de massa cozido) e o spätzel (massa parecida com o nhoque) conduzem o paladar para a região dos Alpes.

Como sobremesa ou no café colonial da tarde, experimente o Palatschinken (semelhante a um crepe doce) e a Linzertorte (torta de nozes com canela). Para beber? Cerveja, das cervejarias locais, que seguem a famosa Lei da Pureza Alemã. É uma explosão de sabores, cultura e tradições à mesa.

Explore mais conteúdos da cidade