SC europeia: você conhece a história da imigração na cidade de Laguna?

No Centro Histórico de Laguna é possível passear pela história nas construções, museus e nos pratos tradicionais

Foi no ano de 1494 que Portugal e Espanha assinaram o famoso Tratado de Tordesilhas, uma linha imaginária que dividia as colônias sul-americanas entre as duas nações europeias.

Essa linha imaginária passava pela atual cidade de Laguna, destinando o seu território a Portugal. História essa que está registrada em monumento, o “Marco de Tordesilhas”, no Centro Histórico da cidade.

Centro Histórico de Laguna – Foto: Elvis Palma Fotografia/DivulgaçãoCentro Histórico de Laguna – Foto: Elvis Palma Fotografia/Divulgação

Mesmo após o tratado, com medo de que o Sul do Brasil fosse invadido pelos espanhóis, Portugal começou a deslocar para as terras de cá boa parte de sua população, tanto do continente quanto do Arquipélago dos Açores.

A história dessa ocupação está nas ruas de Laguna, em seu Centro Histórico, registrada pelas diferentes arquiteturas e pelo traçado das ruas.

A Casa Anita Garibaldi, onde se vestiu a personagem histórica para seu primeiro casamento, é uma típica casa colonial luso-brasileira. Já a Casa Pinto D’Ulysséa é um casarão branco de janelas azuis e azulejos pintados à mão que remete à arquitetura de uma Quinta portuguesa.

As tradições açorianas são preservadas por organizações, como o Grupo de Cultura Casa da Dindinha. Por meio de cantos e danças de seus antepassados, ele segue sendo o registro vivo de parte da história da cidade. A cultura açoriana também está dentro do mar, em uma das canoas usadas para a pesca da tainha, a Canoa Bordada.

O modelo é uma junção da cultura dos colonizadores e dos indígenas, que habitavam a região muito tempo antes de os portugueses chegarem. Por falar em pescaria, o boto é um auxiliar dos pescadores na captura da tainha.

Quando eles cercam o cardume é a hora que o pescador aproveita e lança a tarrafa no mar. Tamanha importância, a pesca com auxílio do boto pescador é um patrimônio cultural da cidade.

Explore mais conteúdos da cidade