Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Secretaria do Desenvolvimento fixa diretrizes para apoiar turismo

Nota do novo secretário esclarece a política

De nota da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável sobre as críticas dos hoteleiros, do setor de eventos e do turismo: “A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) informa que Henry Quaresma, nomeado novo Secretário da SDE, na última segunda-feira (23), dará as diretrizes frente a Secretaria focado nos pilares estratégicos e nos processos definidos nas áreas da inovação, sustentabilidade e economia, com foco na atração de novos negócios, por meio de ações programas da SDE e do Governo do Estado. A SDE, juntamente as demais pastas: Fazenda, Saúde, Infraestrutura e por vezes a Santur, se reúnem semanalmente com os representantes das entidades empresariais, por meio da Reunião do Grupo Econômico onde são discutidas de forma integrada as demandas do Estado.

Por sua vez, a Santur, órgão que responde pelo Turismo na estrutura do Governo, atua em conjunto com os órgãos de Saúde do Estado no monitoramento da pandemia desde seu início e na definição das medidas aplicáveis ao setor, mantendo sempre o diálogo com o trade turístico catarinense. Essa atuação resultou em 22 portarias que trouxeram regramentos para auxiliar no funcionamento de diferentes segmentos.

Também para atender as especificidades de cadeia do turismo, elaboramos vários guias e manuais com orientações sobre as medidas sanitárias aplicáveis aos meios de hospedagem, bares e restaurantes, parques e complexos de águas termais, eventos, entre outros segmentos, possibilitando a retomada gradativa das atividades com segurança para visitantes e residentes.

Ao longo de 2020, um ano em que enfrentamos uma situação incomum, com restrições que impactaram diretamente no turismo, a Santur não mediu esforços para buscar alternativas para auxiliar o setor, discutindo coletivamente as estratégias para minimizar os impactos da pandemia nos negócios e, ao mesmo tempo, zelar pela saúde das pessoas.

É nesse sentido que continuaremos trabalhando, reavaliando semanalmente as medidas de prevenção contra a Covid-19 voltadas ao turismo, sempre tomando por base o monitoramento da pandemia conduzido pelos órgão de Saúde do Estado.”