Sem Festa da Gastronomia, Nova Veneza celebra 130 anos de fundação; confira

Show itinerante do padre Ezequiel Dal Pozzo encerrou as comemorações, nesta segunda-feira (21), dos 130 anos da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana no Sul de SC

Sem a tradicional Festa da Gastronomia, o município de Nova Veneza comemorou nesta segunda-feira (21) os seus 130 anos de colonização e 63 de emancipação. E este ano, as comemorações ocorreram de forma diferente.

No sábado (19), ocorreu o tradicional corte do bolo de aniversário, entrega oficial da Rua dos Imigrantes, no centro da cidade, e a escolha da Corte da 16ª Festa da Gastronomia Típica Italiana, de forma virtual. Já nesta segunda-feira (21), as comemorações encerram com um show itinerante do padre Ezequiel Dal Pozzo.

Show do padre Ezequiel Dal Pozzo marcou aniversário de 130 anos de fundação de Nova Veneza, nesta segunda-feira (21) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/NDShow do padre Ezequiel Dal Pozzo marcou aniversário de 130 anos de fundação de Nova Veneza, nesta segunda-feira (21) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/ND

“Infelizmente por conta da pandemia, não podemos realizar mais uma edição da nossa festa. Mas não poderíamos passar por esta data e não comemorar o aniversário da cidade. A nossa cidade continua forte com a mesma alegria de sempre. Por isso estamos com uma programação, mesmo sendo mais simples, para mostrar que estamos firmes e que em breve vamos voltar a comemorar do jeito que todos amam e querem, com a festa”, comenta o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.

Impacto econômica sem Festa da Gastronomia

Maior evento da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, durante a Festa da Gastronomia a cidade de pouco mais de 15 mil habitantes costumava receber mais de 100 mil turistas nos dias de realização do evento.

As rainhas e princesas para a 16ª edição da Festa da Gastronomia foram escolhidas no sábado (19) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/NDAs rainhas e princesas para a 16ª edição da Festa da Gastronomia foram escolhidas no sábado (19) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/ND

“A programação deste ano está totalmente diferente do que gostaríamos que fosse. Por isso, o show do Padre, para poder ser levada uma palavra de fé e esperança para todos os cidadãos de Nova Veneza”, comenta a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

Mesmo sem poder realizar o evento, a Prefeitura de Nova Veneza fez a escolha da corte de Rainha e Princesas da 16ª Festa da Gastronomia Típica Italiana, de Nova Veneza para o próximo ano. Maria Júlia Colonetti foi eleita a Rainha, Maria Cristina Disner como primeira princesa e Iasmim Vieira como segunda princesa. As três meninas, a partir de agora, vão representar o município.

Associação planeja evento gastronômico

Em busca de alternativas, a Anet (Associação Neoveneziana de Turismo) planeja a realização de um festival gastronômico nos restaurantes da cidade. O objetivo é trazer turistas a Nova Veneza, já que fazem dois anos que a Festa da Gastronomia não é realizada devido à pandemia de Covid-19.

“Não seria no padrão que nós gostaríamos que acontecesse porque gostamos de ver essa praça cheia de gente com música , com decoração e se fizermos qualquer tipo de evento desse porte para cidade, sabemos que automaticamente vai vir muita gente”, conta a presidente da Anet, Luana Bortolotto. “Temos sim a pretensão de fazer um festival gastronômico mais nos estabelecimentos, sem ter atividades externas”, completa.

Loading...