Surfe e navios gigantes são atrativos turísticos imperdíveis de Navegantes

Conexão da cidade com a água oferece opções de lazer para moradores e visitantes

Com mais de 11 quilômetros de orla, banhada pelo Rio Itajaí-Açu, além de contar com outros rios e ribeirões, Navegantes tem uma relação simbólica com a água, sendo intrínseco à sua história, e isso fica evidente em várias frentes. É a partir dessa conexão que o município oferece opções de lazer para a população e os visitantes.

Navegantes é uma das cidades catarinenses mais queridinhas dos praticantes do surfe – Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes/DivulgaçãoNavegantes é uma das cidades catarinenses mais queridinhas dos praticantes do surfe – Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes/Divulgação

Localizada no Litoral Norte, Navegantes é uma das cidades catarinenses mais queridinhas dos praticantes do surfe e do bodyboarding. Com sua longa extensão, a orla navegantina traz muitos locais para a prática desses esportes aquáticos. Os melhores picos para praticar surfe encontram-se nas duas pontas da praia, no Pontal, próximo ao Molhe Norte, e no bairro Gravatá, onde está o segundo molhe do município e as Pedras de São Miguel.

Quem optar por mais tranquilidade, também pode pegar sua onda na Meia Praia, onde é o movimento é menor, tanto de banhistas quanto de surfistas, e há mais espaço para a prática.

Em Navegantes, a pesca faz parte da cultura local. Os pescadores estão por todo canto, por isso os surfistas devem tomar cuidado na hora de escolher onde irão surfar, evitando optar por um lugar onde há redes de pesca.

O surfe tem uma longa história em Navegantes. Desde a década de 1970, a cidade recebe competições a nível estadual e nacional, a exemplo do Portonave Surf Pro Navegantes, etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, que atraem a atenção dos atletas e do público em geral.

Para quem quer iniciar a prática desses esportes aquáticos, há sempre opções de iniciação esportiva na cidade. Por exemplo, a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Esportes, realiza um projeto com este intuito chamado “Projeto Bodyboard Para Todos”, que ensina alunos do município a pegar suas primeiras ondas.

As pessoas podem conferir esses navios de grande porte na beira do rio, no bairro São Pedro, o mais tradicional da cidade – Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de NavegantesAs pessoas podem conferir esses navios de grande porte na beira do rio, no bairro São Pedro, o mais tradicional da cidade – Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes

Do mar aberto para a beira do rio, Navegantes oferece um atrativo pouco usual para a maioria das cidades. Sede da Portonave, segundo porto de maior movimentação de contêineres do Brasil, o município propicia aos moradores e turistas a possibilidade de ver navios gigantes, de até 350 metros de comprimento, que passam pelo Rio Itajaí-Açu para atracar do terminal portuário.

As pessoas podem conferir esses navios de grande porte na beira do rio, no bairro São Pedro, o mais tradicional da cidade, apelidado de Pontal. Desde o início das operações da Portonave em Navegantes, em 2007, foram registradas mais de 7,8 mil escalas de embarcações de todos os cantos do planeta.

É na beira do rio também que é possível acompanhar o belíssimo pôr do sol, de tirar o fôlego, que já virou um cartão postal da cidade.