Trade turístico de Santa Catarina prevê temporada de verão estendida até o feriado de Páscoa

Durante os meses de dezembro até fevereiro, a ocupação hoteleira em Florianópolis ficou em 90%

Tradicionalmente, o final de semana seguinte à Quarta-feira de Cinzas marca o fim da temporada de verão em Florianópolis, mas em 2016 a história é um pouco diferente. Como o Carnaval aconteceu mais cedo que o normal, a Setur (secretaria municipal de Turismo) e o trade turístico acreditam que a temporada se estenderá até o feriado de Páscoa, em dia 25 de março. A notícia soa bem aos ouvidos de quem trabalha no ramo, que terá mais um período para aproveitar o fluxo de visitantes catarinenses, brasileiros e estrangeiros.

Flávio Tin/ND

No domingo após o Carnaval, a praia de Canasvieiras estava cheia

No âmbito estadual, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte considera esta temporada a melhor dos últimos 20 anos, considerando o fluxo de visitantes e os resultados positivos para a cadeia produtiva. “Ainda vamos receber mais 1,5 milhão de pessoas até a Páscoa, com um número muito significativo de uruguaios por conta de um feriado nacional que eles têm”, prevê o secretário Filipe Mello sobre a “extensão” da temporada.
Em Florianópolis, no período entre o Natal e o Carnaval, a taxa de ocupação dos hotéis, segundo dados da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ficou em torno de 90%. O número dificilmente se manterá no próximo mês, mas deve continuar acima da média dos últimos anos, acreditam os empresários.
“A ABIH estima uma ocupação de 70% na Ilha até o final do mês de março. Na Páscoa, com certeza teremos mais gente, porque ainda será final do verão e dá para aproveitar bastante o calor”, disse a secretária municipal de Turismo da Capital, Zena Becker.
O consulado argentino já divulgou dados que apontam que Santa Catarina recebeu 1,1 milhão de argentinos, que teriam deixado aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Divulgação

Guilherme e Rubiana vieram para o Carnaval e estenderam as férias em Florianópolis


Período mais tranquilo que atrai visitantes

“Adoro vir fora de época porque temos mais tranquilidade e o clima ainda está bom”, explica a gaúcha Elisa Bohn. O único empecilho, segundo ela, é a grande quantidade de pontos impróprios para banho: “Tem que ter mais cuidado neste sentido para a situação não se agravar ainda mais.”
O casal gaúcho Guilherme Louzada e Rubiana Gossler aproveitaram o Carnaval e também vão estender as férias em Florianópolis. “Vamos ficar até o dia 22. Viemos para aproveitar o Carnaval”, diz Guilherme. “Há oito anos venho para Florianópolis, adoro a cidade. E nesta época conseguimos aproveitar bastante”, diz o argentino Rodrigo Gazarra Franco, que está há 20 dias na Capital e pretende estender a estadia em uma semana.
“Ainda tem bastante argentino e agora, por diminuir um pouco o calor, começa a chegar um público da terceira idade”, diz a comerciante Sandra Nunes. (Elaine Stepanski)

Flávio Tin/ND

Argentino Rodrigo Gazarra Franco diz que consegue aproveitar a cidade nesta época do verão


Desde dezembro, ocupação média de 90% na maior parte do Estado

“Tivemos uma ocupação muito boa em diferentes regiões do Estado, não só de brasileiros, mas também dos nossos vizinhos sul-americanos. Em Florianópolis, a taxa de ocupação ficou em 90%, nas estâncias termais em 91%, na serra em 70%, e na Costa Verde Mar em 90%”, complementa o secretário de Turismo, Filipe Mello.
Do início da temporada até agora, a estimativa da prefeitura de Florianópolis é de que a cidade teve um incremento na economia de R$ 5 bilhões, incluindo todos os gastos dos turistas, entre eles hospedagem, transporte e alimentação. Um dos fatores que explicam o aumento de visitantes na Capital e no resto do Estado é a alta do dólar. “Isso provocou a vinda de brasileiros de outros Estados e dos nossos vizinhos da América do Sul, que tiveram um poder de compra significativamente aumentado”, destacou Stanislau Emilio Bresolin, presidente da Federação de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Santa Catarina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...