Tradições da Osterfest: 5 fatos que você não sabia do maior evento de Páscoa da América Latina

Até o dia 17 de abril, a 14ª edição da Osterfest, em Pomerode, terá atrações, oficinas, gastronomia e valorização da cultura alemã na tradicional festa religiosa da cidade

A herança da cultura germânica na cidade de Pomerode, no Vale Europeu de Santa Catarina, além de ser percebida na paisagem, na arquitetura e provada na boa gastronomia local, também se faz presente nas tradições religiosas.

Na 14ª edição da Osterfest, quem passar pela cidade até 17 de abril vai ter a experiência de conhecer o maior evento de Páscoa da América Latina.

A Osterfest é o maior evento de Páscoa da América Latina – Foto: Daniel Zimmermann/DivulgaçãoA Osterfest é o maior evento de Páscoa da América Latina – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Famosa por celebrar as tradições cristãs trazidas pelos imigrantes alemães, a Osterfest é cheia de significados e simbolismos religiosos. Da Osterbaum, árvore que representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo conforme a crença cristã, ao maior ovo decorado do mundo com 15 metros de altura, separamos cinco curiosidades que vão além deste evento cultural e que você não sabia.

1. Osterbaum por toda a cidade

A Osterbaum faz parte da realidade Páscoa dos alemães. Nesse período, a tradição é separar casquinhas de ovos naturais, pintá-las e pendurá-las nos galhos secos das árvores.

Em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, esse costume também é vivido nesse período em que, além de ter a maior árvore enfeitada do mundo com mais de 100 mil casquinhas de ovos naturais, a tradição se espalha por toda a cidade com decoração feita pelos próprios moradores.

Com ovos pintados com tintas atóxicas ou até mesmo corantes naturais, os desenhos são livres e podem remeter a símbolos religiosos, aproximando as crianças da tradição.

Com galhos secos colocados em suas casas, os moradores decoram a sua Osterbaum no Domingo de Páscoa, colocando-as em seus jardins, varandas ou na sala de suas casas.

2. Serenata de Páscoa

Quem decide passar o final de semana de Páscoa em Pomerode, pode se preparar que a cidade entra no clima a partir da meia noite de sábado para domingo com a tradicional serenata de Páscoa, Stüppen, como é chamado na tradição alemã.

Os músicos andam pela cidade para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo com muita música e alegria. Os grupos musicais visitam famílias de Pomerode e região e, normalmente, separam três tipos de canções no repertório: para acordar, para chamar a atenção e para os moradores recebê-los à porta.

3. Simbolismo do coelho na cultura alemã

Uma outra curiosidade vinda da cultura alemã é o símbolo do coelho. É comum das famílias no domingo de Páscoa esconder os ovos em casa para que as crianças possam se divertir enquanto procuram o chocolate, mas  fato é que essa tradição também veio da Alemanha, sabia?

Pela história, o coelho representa a vida e isso faz associação com a ressurreição de Cristo. Em Pomerode, este simbolismo pode ser visto na avenida principal da cidade, retratado por um coelho procurando ovos de chocolate.

4. Caçada aos ovos

Como toda tradição, na Osterfest não poderia ser diferente: para instigar os moradores e turistas a explorarem Pomerode para além da região central, a caçada aos ovos de Páscoa movimenta os bairros da cidade com aproximação da arte e cultura local.

O roteiro, chamado “Eier Parade”, conta com 13 ovos de Páscoa com 2,5 metros de altura em 13 locais diferentes, decorado por artesãos da própria cidade e convidados de fora do país  pelos Consulados da Alemanha, Bélgica, Itália e Áustria.

Na cidade, os visitantes têm acesso a um mapa físico para registrar cada ovo que encontrar e ainda pode concorrer a prêmios.

5. Tradição familiar

Na memória afetiva, os simbolismos da Páscoa marcam as lembranças familiares e uma tradição dos moradores de Pomerode é, também, aproximar os animais desse período festivo.

Na cultura local, os pais costumam usar corantes atóxicos e a prova d’água para colorir os animais e trazer diversão nessa espera pascoal.

Na história falada, os pais contam que a pintura nos animais foi feita pelo próprio coelho que passou pelo local, que chega colorindo tudo o que encontra pela frente.

Evento seguro

Para que a 14ª edição da Osterfest possa ocorrer com segurança, depois de dois anos sem evento por conta da pandemia causada pela Covid-19, a retomada garante segurança e preservação da vida de quem passar pela cidade neste período.

Na região central, onde a maior parte do evento se concentra, o espaço com capacidade para receber cerca de 14 mil pessoas só terá permissão para quatro mil.

Além disso, vale destacar que a festividade terá catracas nas entradas e saídas e deve exigir uso de máscara, comprovante de vacinação contra Covid-19, ou exame negativo de gativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas, ou ainda antígeno nas últimas 48 horas.

Serviço

14ª Osterfest

Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h

Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)

Entrada gratuita (com contribuição espontânea de R$ 5)

* Para acesso ao evento, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo.

Explore mais conteúdos da cidade