Turismo com responsabilidade: aproveite a temporada em SC com segurança

Em ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a viagem segura precisa seguir protocolos sanitários para se aproveitar ao máximo as férias com todos os cuidados necessários

Protocolos de viagem segura para aproveitar as férias em Santa Catarina – Foto: iStock/DivulgaçãoProtocolos de viagem segura para aproveitar as férias em Santa Catarina – Foto: iStock/Divulgação

Para fortalecer o turismo seguro, a Secretaria de Turismo do estado desenvolveu o programa Viaje+ SC que credencia estabelecimentos que seguem as normas sanitárias com um selo de mesmo nome do projeto. Os locais, além de garantir aos turistas que estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sinalizam de que seguem à risca os protocolos básicos de cuidados com a saúde.

Mesmo que seja rotineiro e hábito na rotina do dia a dia se atentar as medidas necessárias, vale a pena reforçar todos os cuidados para aproveitar ao máximo sua estadia por aqui, até porque cuidar de si, ainda mais neste período, é também cuidar do outro. 

Selo Turismo Responsável – Grupo ND – Foto: Alex LennonSelo Turismo Responsável – Grupo ND – Foto: Alex Lennon

Previna-se:

  • Independente do roteiro, é importante (e obrigatório) o uso de máscara facial e o uso de álcool nas mãos. Falando nelas, higienize-as sempre que possível, principalmente lavando com água e sabão. 
  • Evite entrar ou permanecer em locais com aglomeração, prefira espaços ao ar livre.
  • Cuidado na hora em que for coçar os olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. 
  • Cobrir a boca no antebraço ou usar lenço descartável na hora de tossir ou espirrar. 
  • Certifique no local frequentado o selo de segurança com as medidas sanitárias para os visitantes e colaboradores. 
  • Observe se o ambiente em que você escolheu conhecer está identificado com distanciamento e se está bem higienizado. 
  • Mantenha distanciamento de, no mínimo, um metro de distância de outras pessoas. 

Atenção!

Se durante a viagem você sentir qualquer sintoma suspeito, como dores de cabeça, dificuldades para respirar, falta de paladar, tosse ou irritação na garganta, mantenha o isolamento e entre em contato com o Pronto Atendimento mais próximo. Em caso de necessidade, acione o contato com a Secretaria de Saúde para dúvida ou emergência: 136.

Explore mais conteúdos da cidade