Urubici no inverno é sinônimo de aconchego

Conhecida pelo frio, neve e pontos tradicionais de turismo como Morro da Igreja, Pedra Furada, Morro do Campestre, Cachoeiras do Papuã e Avencal, decidimos explorar Urubici por dentro. Nossa estadia na cidade que conta com centenas de pousadas foi preenchida por conhecer algumas delas e um restaurante muito especial.

Urubici, conhecida pelo frio e a neve – Foto: Agência SomenziUrubici, conhecida pelo frio e a neve – Foto: Agência Somenzi

Em todos os lugares: lareira

Em algumas pousadas é possível sentir o calor da lareira e o cheirinho da lenha queimando dentro do quarto. Mas o comum é que elas estejam nos halls das pousadas e restaurantes, acesas próximas a poltronas que oferecem aos turistas sentar e conversar confortavelmente.

Lareiras são comuns nas pousadas e restaurantes locais – Foto: Agência SomenziLareiras são comuns nas pousadas e restaurantes locais – Foto: Agência Somenzi

Em todos os lugares: adesivos

Devido às condições do relevo com morros e serras desafiadores e localização em rotas de viajantes, Urubici recebe inúmeros grupos de motociclistas, que deixam sua marca em forma de adesivos nos hotéis e restaurantes do local.

Adesivos deixados por grupos de motociclistas que passam por Urubici – Foto: Agência SomenziAdesivos deixados por grupos de motociclistas que passam por Urubici – Foto: Agência Somenzi

La Fondue, o restaurante da Família Müeller

O primeiro restaurante a servir sopas e fondue em Urubici pertence à Família Müeller. Naturais de Gramado, Rio Grande do Sul, eles se instalaram na cidade há mais de dez anos e aplicaram sua expertise no local.

A mãe, Dona Lurdes, é a autora de todas as receitas. Por mais tradicionais que sejam, levam um toque especial da cheff. Além disso, há as criações dela, sendo destaque a sopa de pinhão, que leva calabresa e condimentos além do fruto característico da Serra. Ele está presente também na sequência de fondue, acompanhando os cremes de queijo e de chocolate.

O pai, Sr. Joelton, é responsável pela condução do restaurante, seu funcionamento e administração.

Já o filho, Abraão, é o gerente apaixonado por vinhos, que nos recebeu de forma carinhosa e presenteou com uma aula sobre vinhos e a harmonização deles em cada fase da refeição.

Restaurante local, La Fondue Müeller – Foto: Agência SomenziRestaurante local, La Fondue Müeller – Foto: Agência Somenzi

Primeira impressão da casa são os vinhos com poeira

Abraão já está acostumado a ser questionado sobre a poeira acumulada sobre as garrafas de vinho expostas na adega, e a resposta preparada na ponta da língua. “Para o vinho envelhecer com qualidade, a garrafa precisa ficar deitada e parada. Cada vez que a garrafa é movimentada, o vinho se mexe e pode perder suas características. A poeira sobre as garrafas significa que elas estão há muito tempo conservadas adequadamente, indicando um bom vinho envelhecido”, explica.

A poeira sobre as garrafas de vinho indica que elas estão há muito tempo sendo conservadas – Foto: Agência SomenziA poeira sobre as garrafas de vinho indica que elas estão há muito tempo sendo conservadas – Foto: Agência Somenzi

Jantar incrível, com um maitre à disposição

Entrada: sopa de pinhão harmonizada com vinho rosé

Fondue de queijo: harmonizado com vinho tinto

Fondue de carne: harmonizado com vinho tinto

Fondue de chocolate: harmonizado com espumante

Fondue de chocolate - Agência Somenzi 
1 5
Fondue de chocolate - Agência Somenzi 
Harmonização com espumante - Agência Somenzi 
2 5
Harmonização com espumante - Agência Somenzi 
Experimentação de vinho tinto - Agência Somenzi 
3 5
Experimentação de vinho tinto - Agência Somenzi 
Fondue de queijo - Agência Somenzi 
4 5
Fondue de queijo - Agência Somenzi 
Fondue de carne - Agência Somenzi 
5 5
Fondue de carne - Agência Somenzi 

Serviço: o restaurante La Fondue Müeller funciona todos os dias à noite e no inverno oferece buffet de sopas, com opções veganas, sequência de fondue e pratos a la carte.

Faixada do restaurante La Fondue Müeller - Agência Somenzi
1 2
Faixada do restaurante La Fondue Müeller - Agência Somenzi
Lareira para que aos turistas sentem e conversem confortavelmente - Agência Somenzi
2 2
Lareira para que aos turistas sentem e conversem confortavelmente - Agência Somenzi

Endereço: Av. Rodolfo Anderman, 886 – Esquina

Telefone: 3278 5300

Instagram: @lafonduemueller

Há um único hotel em Urubici

Também fomos acolhidos pelo Sr Virto, do Urubici Park Hotel, único da cidade. Apaixonado pela Serra, ele nos recebeu com uma gostosa conversa, e tinha assunto para uma noite inteira em frente à lareira. Destaque para a paixão dele pela Serra e planos de investimento para o futuro: economia, infraestrutura e tecnologia. Localizado no centro da cidade, o hotel charmoso e decorado com quadros que a esposa do proprietário pinta e claro, adesivos, conta com um restaurante anexo e requer reservas com bastante antecedência na temporada de inverno.

Endereço: Av. Adolfo Konder, 2278 – Centro

Telefone: 49 3278 5140

Urubici Park Hotel, único hotel da cidade - Agência Somenzi
1 2
Urubici Park Hotel, único hotel da cidade - Agência Somenzi
Sr Virto nos acolheu e destacou sua paixão pela Serra - Agência Somenzi
2 2
Sr Virto nos acolheu e destacou sua paixão pela Serra - Agência Somenzi

+

Destino SC

Loading...