Verão em Santa Catarina: saiba quais são as principais praias do estado

Com 530 quilômetros de litoral, 11 praias de SC estão certificadas com Bandeira Azul que avalia qualidade da água, preservação da flora e um plano com regras de conduta dos usuários

Santa Catarina é um estado com aproximadamente 530 quilômetros de litoral com pontas, cabos, ilhas, lagoas e praias – muitas praias – ao longo desta extensão. Seja pela geografia, pelo clima temperado, ou pela formação cultural dos municípios, cada lugar tem seu jeito, mas tudo com muita qualidade.

Praia do Campeche, em Florianópolis – Foto: Marcos Campos/NDPraia do Campeche, em Florianópolis – Foto: Marcos Campos/ND

No Mapa do Turismo – levantamento realizado a cada dois anos pelo Ministério da pasta –, o litoral catarinense tem, aproximadamente, 20 cidades com classificação A ou B que indicam a estrutura de promoção de turismo

Dos locais mais urbanizados aos de natureza preservada, o reconhecimento da costa catarinense também é internacional. Neste ano, 11 praias do estado receberam a certificação ambiental Bandeira Azul que é concedida ano a ano por órgãos internacionais com uma rígida avaliação que considera qualidade da água, preservação da flora e um plano com regras de conduta dos usuários. No Brasil, apenas 18 praias conquistaram o feito em 2020.

São centenas de opções ao longo desses 530 quilômetros de litoral e agora é hora de conhecermos um pouco mais disso tudo. Vamos percorrer algumas dessas cidades do Norte ao Sul para saber: qual é sua praia? Talvez você encontre agora.

São Francisco do Sul

A cidade está a 192 quilômetros de Florianópolis. 

Praia da Saudade (Prainha), em São Francisco do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/DivulgaçãoPraia da Saudade (Prainha), em São Francisco do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/Divulgação

Na região Norte de Santa Catarina, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do país, fundada em 1553 com colonização portuguesa e tradição marítima. Mesmo com essas características, o município é destaque por sua natureza com duas praias certificadas como Bandeira Azul: do Forte e da Saudade (Prainha).

Já para quem quer um pouco mais de movimento e serviços, destaque para a Praia da Enseada – a mais famosa do município –, e a Praia do Itaguaçu que tem um mar calmo e uma boa faixa de areia para toda a família. 

Penha

A cidade está a 192 quilômetros de Florianópolis. 

Nem só de parque temático vive o município de Penha. Esta é uma opção bem divertida, mas no quesito praia o município também é destaque. Com vários locais bem preservados, a Praia Vermelha tem um acesso que pode ser um pouco difícil, mas uma chegada recompensadora com um cenário lindo e água verdinha.

A Praia Grande é a representante do município com Bandeira Azul, mas tudo isso com boa estrutura de serviços, além de ter boas ondas para quem gosta de esportes aquáticos. E, pertinho dali, a Ponta do Vigia é uma opção para quem gosta de uma vista de vários pontos da cidade.

Itajaí

A cidade está a 99 quilômetros de Florianópolis. 

A maior cidade da região conhecida como Costa Verde & Mar, o destaque das praias de Itajaí são sua estrutura. É ali o local de uma das mais conhecidas do estado: a Praia Brava. Estruturadas com uma grande orla e um grande calçadão cheio de serviços, o local é um bom ponto de encontro com os amigos, de prática esportiva, de festa e, claro, para quem quer um banho de mar.

Praia de Cabeçudas, em Itajaí – Foto: Heitor PergherPraia de Cabeçudas, em Itajaí – Foto: Heitor Pergher

Também estruturada, mas menos badalada, a Praia dos Amores tem uma visão linda, com uma boa faixa de areia, mar agitado e praticantes de asa delta sobrevoando o local que fica próximo ao Morro do Careca. Por fim a Praia de Cabeçudas também é uma boa pedida, com serviços à disposição e um bom toque de natureza.

Balneário Camboriú

A cidade está a 84 quilômetros de Florianópolis. 

Praia Central, em Balneário Camboriú – Foto: Heitor PergherPraia Central, em Balneário Camboriú – Foto: Heitor Pergher

Balneário Camboriú é conhecida nacionalmente por seu luxo e altos prédios, mas também por suas praias. A Central com seu calçadão próximo aos arranha-céus e bastante movimento é a mais conhecida, mas outras mais afastadas são boas opções para a família (caso da Praia de Laranjeiras) ou para quem gosta de natureza como a Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho (ambas Bandeira Azul).

Itapema e Porto Belo

Itapema está a 70 quilômetros de Florianópolis. 

Porto Belo está a 66 quilômetros de Florianópolis. 

Ainda na Costa Verde & Mar, Itapema e Porto Belo são municípios menores e com boas opções de locais tranquilos e com estrutura para curtir a praia. Com mais opções de serviços, temos a Praia do Centro e Meia Praia, em Itapema; Central e Perequê, em Porto Belo.

Já para quem quer algo mais perto da natureza, nossa dica é Ponta do Cabeço e Canto da Praia para os visitantes de Itapema; e Praia do Baixio e Ilha João da Cunha, em Porto Belo, sendo a segunda acessada apenas por barco.

Florianópolis

O conhecimento geral é de que Florianópolis tem 42 praias. Levantamentos mais recentes dizem que tem 100. Já pela definição geográfica, ficaria pela casa das trinta. Mas independente do número, podemos usar a boa e velha linguagem manezinha para afirmar: “tem de monte”.

A capital certamente tem o tipo que você gosta o desafio é saber qual e conhecer a geografia da ilha pode ser um bom indicativo. De forma geral, as praias do Norte têm a água mais quente; enquanto no Sul ela pode ficar bem gelada.

Praia de Canasvieiras, em Florianópolis – Foto: Marcos CamposPraia de Canasvieiras, em Florianópolis – Foto: Marcos Campos

No quesito estrutura, os locais mais povoados têm mais gente e mais opções de serviços como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê Internacional no Norte, Barra da Lagoa, Joaquina e Mole. Enquanto o Sul da ilha tem uma característica mais preservada como Pântano do Sul, Saquinho e Açores, sendo o Campeche a única exceção da região por ser a praia mais próxima do Centro. 

Para quem gosta de tranquilidade e uma cara de bairro mais tranquilo, temos as praias voltadas ao continente que costumam ter mar calmo e ideal para as famílias, como no caso de Daniela, Sambaqui, Cacupé e Santo Antônio no Norte, Ribeirão, Praia da Tapera e Caieira no Sul – podemos incluir aqui também a Praia da Lagoa do Peri certificada com a Bandeira Azul.

Já as praias de mar aberto costumam ter mais vento, mais ondas e também mais espaço com faixa de areia maiores. No Sul, destaque para o já citado Campeche, Morro das Pedras e Armação, no Leste com a Barra da Lagoa, Joaquina e Mole e no Norte com Santinho, Praia Brava e Moçambique.

Palhoça

A cidade está a 22 quilômetros de Florianópolis. 

Praia Ponta do Papagaio, em Palhoça – Foto: Foto: Norberto MorettiPraia Ponta do Papagaio, em Palhoça – Foto: Foto: Norberto Moretti

Na Grande Florianópolis, o município de Palhoça é um dos que mais cresceu nos últimos anos com aumento populacional de 23% entre 2010 e 2018. Onde tem gente, tem infraestrutura, mas a cidade mantém suas localidades com a cara de vila de pescador como nos casos da Praia do Sonho e Ponta do Papagaio, ambas de frente para o Sul de Florianópolis.

Já a Pinheira com seus sete quilômetros de praia, tem diferentes pontos de acordo com o desejo de cada um: Praia de Cima e do Meio mais tranquilas, Praia de Baixo com mais movimento. Outra praia movimentada da região é a Guarda do Embaú, badalada tanto pelos banhistas, quanto pelos esportes radicais. 

Garopaba

A cidade está a 77 quilômetros de Florianópolis. 

Praia da Ferrugem, em Garopaba – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/DivulgaçãoPraia da Ferrugem, em Garopaba – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação

Reduto do surfe, Garopaba tem duas caras ao longo do ano: uma no outono e no inverno e outra no verão quando sua população chega a quintuplicar. Por levar o nome da cidade, a Praia de Garopaba já indica que é a mais conhecida do município e fica perto do Centro com restaurantes, hotéis e outros serviços à disposição.

Já a Ferrugem é uma praia mais frequentada pelos jovens com várias opções de festa, esportes radicais e um carnaval bem conhecido na região. Outra praia de surfe é a Praia do Silveira, mais escondida e com um visual natural e ondas grandes. Mas se você quer um lugar tranquilo no mar e na terra, a Praia da Preguiça é a sua opção.

Imbituba

A cidade está a 94 quilômetros de Florianópolis. 

Mais ao Sul e mantendo a característica de muita natureza, Imbituba tem um cartão de visita mundialmente conhecido que é a Praia do Rosa, principalmente por surfistas. Na parte Sul, restaurantes, tranquilidade e um ambiente mais família; enquanto na parte Norte é mais agito e muito esporte radical.

Beleza natural e cenários deslumbrantes ficam por conta da Praia da Vila, perto do Centro, mas não tão frequentada. Para quem quiser descanso, Itapirubá é um bom lugar com vários pontos se estendendo até Laguna e tudo com um lindo cenário. 

Laguna

A cidade está a 124 quilômetros de Florianópolis. 

Molhe da Barra e ao fundo Praia Mar Grosso, em Laguna – Foto: Bismarck Medeiros MarinhoMolhe da Barra e ao fundo Praia Mar Grosso, em Laguna – Foto: Bismarck Medeiros Marinho

Do carnaval agitado à tradição pesqueira com os botos, do marco que dividia a cidade entre Portugal e Espanha aos feitos heroicos de Anita Garibaldi, Laguna tem opção para todos os gostos, incluindo praias. A Praia do Mar Grosso é a mais conhecida do lugar por sua estrutura.

Para quem quer se isolar do mundo, a Praia do Tamborete só é acessada por balsa e depois por trilha, mas a linha de chegada vale a pena para quem preza pelo sossego. A Praia do Cardoso é um reduto de surfistas, principalmente de ondas grandes, e a Praia do Iró tem um cenário curioso e bastante interessante com suas pedras de granito em tons de rosa formando um belo cenário.

Araranguá

A cidade está a 218 quilômetros de Florianópolis. 

Morro dos Conventos, em Araranguá – Foto: Sander TrentoMorro dos Conventos, em Araranguá – Foto: Sander Trento

Terminando o nosso tour pela costa catarinense, a menos de uma hora de estrada da fronteira com o Rio Grande do Sul está Araranguá. O município tem como o grande destaque turístico a Praia do Balneário do Morro dos Conventos, um lugar único no litoral de Santa Catarina. Além da praia, o Rio Araranguá e sua cor esverdeada desembocam ali, com uma bela vegetação e o lindo paredão de pedra que dá nome ao local.

A união de praia, rio, morro e mata proporcionam um cenário sem igual e um ecossistema tão especial quanto, sendo um santuário ecológico que abriga diversas espécies de animais e plantas nativas da Mata Atlântica. Ao percorrer este trajeto do Sul ao Norte ou do Norte ao Sul, uma coisa é certa: você vai se apaixonar pela costa de Santa Catarina e certamente vai querer voltar!

Explore mais conteúdos da cidade