21 anos da NDTV: transformação, redação integrada, agilidade e serviço à comunidade

Emissora NDTV Record Joinville completa 21 anos neste sábado, dia 31 de julho, e entrega de presente uma nova redação multiplataforma

Nos 21 anos da NDTV Record Joinville, muita história se passou, vidas foram transformadas. No dia 31 de julho de 2000, os joinvilenses assistiram pela primeira vez a programação da nova emissora.

Foi a primeira no Brasil a ter a concessão diferente do sistema tradicional, um marco histórico para Joinville que virou assunto em outros veículos de comunicação.

Com a presença de empresários, autoridades, políticos, entre eles o então ministro das Comunicações, João Pimenta Veiga Filho, foi inaugurada aquela que na época era a terceira e hoje é uma das sete emissoras do Grupo fundado por Mário Petrelli.

Mário Petrelli, políticos e empresários no dia da inauguração da NDTV Record JoinvilleMário Petrelli, políticos e empresários no dia da inauguração da NDTV Record Joinville. – Foto: Reprodução TV

A NDTV chegava em Joinville com a proposta de fazer televisão de uma forma diferente, prestar serviço e entretenimento à população do Norte catarinense.

Com DNA regional, deu e continua dando voz à comunidade, ajudando no  desenvolvimento e inovando sempre a fim de levar imagem e áudio de alta definição aos telespectadores.

Mais de duas décadas depois, é líder de audiência na programação local e foi a primeira emissora totalmente HD do interior do Sul do Brasil.

Para comemorar o aniversário, neste sábado (31), o presente é uma redação nova, integrada, multiplataforma, que dará mais agilidade à produção de conteúdo. Ganham o telespectador e o leitor, que vão receber a informação de forma mais ágil, com ampla apuração e credibilidade de sempre.

redação multiplataforma Redação nova, integrada, multiplataforma, um presente aos colaboradores, telespectadores e leitores do Grupo ND. – Foto: Carlos Júnior/ND

Hoje, o conteúdo exibido pela NDTV Record Joinville chega a 1,5 milhão de habitantes em uma cobertura que alcança 28 municípios da região Norte catarinense. São mais de duas horas de conteúdo focado no regionalismo.

Bons resultados também no ND+, o portal de notícias mais acessado em Santa Catarina, com 20 milhões de páginas visitadas por mês. O Jornal ND Digital reforça o conteúdo jornalístico; mais uma janela para o leitor ficar dentro de tudo o que acontece.

Referência

O empresário Marcelo Petrelli, presidente do Grupo ND, lembra da luta para colocar a emissora no ar e da importância que sempre exerceu. 

“A TV de Joinville foi um marco para construção do Grupo ND em Santa Catarina. E sempre foi a referência de audiência e de liderança. Quero agradecer a toda a equipe da emissora e ao público do Norte do Estado.”

Petrelli também fez questão de destacar que a emissora contribui com o crescimento da cidade e região. “Evidenciamos para o Estado e para o País as qualidades empresariais, políticas e sociais da cidade para que fossem merecidamente reconhecidas. Comunicação é isso: é se envolver com a comunidade e ajudar no seu desenvolvimento”, reforça o presidente do Grupo ND.

Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND. – Foto: Reprodução TVSilvano Silva, diretor regional do Grupo ND. – Foto: Reprodução TV

“Quando chegamos na cidade não havia praticamente sinal de TV aberta com programação regional, com essa programação ativa localmente com envolvimento da comunidade, da sociedade joinvilense e da região Norte. A partir da nossa vinda mudamos o cenário de televisão, o contexto de TV. Programação regional de qualidade, com estrutura, equipes, para ajudar na transformação da cidade e no cenário comercial e jornalístico da região”, desataca Silvano Silva, diretor da NDTV Record Joinville. 

O início

A tecnologia mudou, se transformou e a NDTV acompanhou de perto essa evolução. Antigamente, a participação ao vivo era feita com auxílio de um link de micro-ondas analógico que mandava o sinal para a antena no morro, mas a conexão dependia do tempo aberto. Tudo era transportado em um carro e era preciso montar equipamentos e puxar cabos.

mochilinkMochilink, equipamento que permite que se faça um vivo de qualquer hora do dia e de qualquer lugar: Reprodução TV

Hoje, no entanto, é possível entrar ao vivo, a qualquer hora do dia, de qualquer lugar da cidade ou região Norte usando um equipamento chamado mochilink, uma mochila compacta que usa chip de celular para fazer a conexão via internet.

No comando das equipes de reportagem, produtores, pauteiros, uma mulher. Há 21 anos, Drica Fermiano aceitou o desafio de montar a estrutura de jornalismo da emissora na cidade mais populosa de Santa Catarina.

O principal telejornal do meio dia – Balanço Geral – mostra o cotidiano da cidade e os principais acontecimentos da cidade e região. O programa Tribuna do Povo, com Nilson Gonçalves, é líder de audiência desde a estreia, em 2000.

Em fevereiro de 2008, o Grupo passou a retransmitir o sinal da Record TV. Os estúdios também foram renovados ao longo dos anos e ganharam modernidade. A programação foi reformulada para acompanhar a demanda do público e o avanço da tecnologia.

Em novembro de 2013, a emissora foi a primeira do Sul do País a produzir, editar e transmitir os programas em alta definição. O canal analógico deixou de existir em dezembro de 2018 e programação passou a ser totalmente digital.

“Inovamos em equipamentos de ponta, alta tecnologia. Durante a pandemia, não paramos. Ficamos sempre pensando no futuro. O resultado é a entrega de conteúdo de qualidade para sociedade, que ajuda no desenvolvimento de Joinville e região”, completa Silvano Silva.

Pioneirismo na interatividade

A NDTV Record Joinville foi a primeira emissora a desenvolver uma ferramenta de comunicação que permitisse a participação do público em tempo real. Hoje, enquanto os programas estão no ar recebem centenas de mensagens.

É jornalismo e entretenimento feitos em parceria com o público. 

Todo o esforço é recompensado pelo carinho do público. Nos últimos anos, a emissora manteve a liderança de audiência na maior cidade do Estado. Resultado da responsabilidade de fazer jornalismo sério, com credibilidade e voltado aos anseios da população.

telespectadores com sabrina aguiarSuellen Mello Silveira, o marido e a apresentadora Sabrina Aguiar. – Foto: arquivo pessoal/Divulgação ND

Ao longo dos anos, os laços de amizade ficaram ainda mais fortes. A dona de casa Suellen Mello Silveira aprendeu com a mãe e com o pai a ficar ligadinha na programação.

“Desde que eu era pequenininha assistia com meus pais”, lembra Suellen, que participou por diversas vezes da Festa do Trabalhador, promovida pela NDTV Record, e tirou fotos com todos os apresentadores.

Presente nas reivindicações e nas conquistas

A história da NDTV Joinville se mistura às conquistas, reivindicações e desenvolvimento do Norte do Estado. Só neste ano, de acordo com dados da Junta comercial de Santa Catarina, dos 74.387 novos negócios no primeiro semestre no Estado, Joinville foi a segunda cidade com maior registro. 

A inovação passou a ser marca registrada e a superação, resultado do trabalho de muitos. Hoje, Joinville é o maior PIB do Estado e o 28º do Brasil, com o setor de serviços e indústria, responsável por cerca de 70% desse valor. 

A cidade também figura no topo do ranking em geração de empregos. Junto dessa realidade, a NDTV está lado a lado com jornalismo comprometido que esclarece, denuncia, instrui e também valoriza o que é de bom. 

Com mais de 100 anos de história, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) sempre acompanhou as transformações desse setor e liderou campanhas por mais. 

“A emissora tem cumprido com muita qualidade sua missão de dar voz e vez a todos os segmentos que trabalham pelo desenvolvimento da nossa comunidade. Em tempos de fake news e extremismos, o jornalismo profissional é cada vez mais relevante para informar, esclarecer e conciliar a sociedade. Parabéns à NDTV Joinville”, frisou Marco Antônio Corsini, presidente da ACIJ.

Tanto crescimento na economia reflete no social. De acordo com o IBGE, a renda média mensal nos domicílios de Joinville é de R$ 3,6 mil. Um estudo recente também apontou Joinville como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver. No índice de desenvolvimento humano (IDH), ocupa a posição 21 no País.

“Parabéns à NDTV Joinville, onde há uma equipe extremamente comprometida com a história de Joinville, levando informação de qualidade todos os dias”, destacou o prefeito Adriano Silva.

Uma emissora feita por profissionais focados na busca pela informação e, principalmente, no público. Dinâmica, ágil e sempre aberta ao novo, a NDTV Joinville quer continuar trilhando seu caminho para entregar o melhor e mais relevante conteúdo ao telespectador e leitor. Continuará sendo a voz e a imagem de Joinville e região Norte. Que venham os próximos 21 anos. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

TV

Loading...