Conheça Angélica, a dubladora do Cebolinha há 38 anos

Famosa por ser a voz do personagem da 'Turma da Mônica', de Mauricio de Sousa, ela também dubla estrelas de Hollywood

Famosa por ser a voz original do Cebolinha, da Turma da Mônica, a atriz e dubladora Angélica Santos costuma dizer que dar vida ao espevitado personagem de Mauricio de Sousa é algo mágico. Aos risos, ela garante que nunca passou nenhum trote usando a voz do “galoto”, cuja personalidade marcante é trocar o “R” pelo “L”, mas confessa que já perdeu as contas de quantas vezes, na vida real, se atrapalhou com a dislalia (distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular as palavras) do personagem. 

Há 38 anos, Angélica Santos é a voz original do Cebolinha – Foto: Reprodução/Instagram/NDHá 38 anos, Angélica Santos é a voz original do Cebolinha – Foto: Reprodução/Instagram/ND

“Eu era bailarina, adolescente e fui fazer um teste para a Turma da Mônica para fazer a Mônica no teatro. Meses depois, pintou um outro teste, que era para fazer o primeiro filme: As Aventuras da Turma da Mônica. Na ocasião, já haviam outras dubladoras que tinham perfil para a personagem principal, então, fiz o teste para a Magali. O Marco Araújo de Sousa, que é irmão do Mauricio (de Sousa), me ouviu e disse: ‘Ela é o Cebolinha!’. Levei um susto porque era um menino. E até então, eu nunca tinha feito um”, contou.

Angélica explicou que a voz do Cebolinha é original, ou seja, ela precisou ser criada. A fala nasce do trabalho de observação do ator sobre o personagem, juntamente com as indicações de um diretor. “O que é diferente de uma dublagem”, reforçou.

“Dublar é você copiar exatamente o que já existe, o mais precisamente possível. Você tem que ter um feeling muito forte, entender o personagem, pegar a respiração, o jeito que está fazendo, a forma de falar, isso em muito pouco tempo. Porque é muito rápido, você assiste (ao filme) umas duas vezes e grava. É um processo rápido”, explicou.

“O Cebolinha eu faço na garganta, uma região não muito usada, é como se eu fizesse um atrito, por isso não posso gravar muitas horas por dia, porque minha voz cansa e eu fico rouca. São gravações de duas a três horas no máximo”, completou.

Filme foi lançado em 1982 – Foto: Reprodução/NDFilme foi lançado em 1982 – Foto: Reprodução/ND

A alegria de Angélica em fazer um personagem tão conhecido do universo infantil é também poder ajudar crianças. “Recebo muitos pedidos de pais, que têm filhos doentes, pedindo que eu grave uma mensagem com a voz do Cebolinha. Eu na hora já mando. É legal e muito gratificante”, celebrou.

São 38 anos fazendo a voz do personagem criado por Mauricio de Sousa. Sobre o cartunista, Angelica é só elogios. “Eu vou ao estúdio menos que qualquer outro funcionário, mas quando estou por lá, o Mauricio sempre vai me ver, faz piada. Não sou da família, não sou chegada, mas sou muito conhecida. É um relacionamento legal de patrão”, contou. “Acho ele incrível, uma cara visionário. Fico impressionada com a disposição dele, querendo fazer a coisa muito certa, muito correta. E isso deixa a gente muito feliz de poder participar”, reforçou.

De Drew Barrymore a Sennhinha

Com quase 40 anos de carreira, Angélica Santos também dá voz a muitos outros personagens famosos do cinema. Quem já passou dos 35 anos, por exemplo, certamente vai se lembrar de Kevin, protagonista do seriado norte-americano Anos Incríveis.

Cebolinha foi 1º personagem da carreira de Angélica Santos – Foto: Arquivo pessoal/NDCebolinha foi 1º personagem da carreira de Angélica Santos – Foto: Arquivo pessoal/ND

“Eu fiz o teste sem dizer que eu era uma mulher, porque eles não queriam uma. Mas ninguém consegiu pegar o personagem. Eles (produtores) foram descobrir anos depois, quando foram na Álamo (empresa de dublagem) para trocar a voz e me pegaram gravando. E aí disseram: ‘Já que você enganou a gente esse tempo todo, você vai enganar até o fim’. Tive essa facilidade de fazer menino e ninguém reconhecer”, contou ela, aos risos.

Angélica também já deu voz às atrizes Reese Whisterpoon, Drew Barrymore e outras estrelas de Hollywood.

*As informações são do Portal R7.com 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.