Espírita de SC analisa carta a Paulo Gustavo psicografada por médium

Liderança estranha espírito ter assinado apenas o apelido, e defende uma analise sóbria da carta direcionada ao humorista

É necessário ver de forma sóbria a carta psicografada por uma médium e recebida pelos familiares de Paulo Gustavo, ressalta Olenyr Teixeira, assessor da presidência da FEC (Federação Espírita Catarinense). Teixeira dirige trabalhos mediúnicos em Santa Catarina e fez algumas observações quanto às informações divulgadas.

Espírita de SC analisa carta a Paulo Gustavo psicografada por médiumPaulo Gustavo segue internado em estado grave devido as complicações da infecção por Covid-19 – Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a coluna do Leo Dias, a carta conta com fatos que poderiam ser comprovados apenas familiares e amigos de Paulo Gustavo, internado em estado grave por Covid-19. A mensagem teria sido enviada por uma ancestral do humorista, e assinada com um apelido.

Teixeira não teve acesso a todo o conteúdo da carta, apenas às informações divulgadas. A situação impede uma análise aprofundada e não afasta uma possível autenticidade, pontua o vice-presidente. Mas ressalta alguns aspectos a se considerar.

Há mais espíritos mentirosos se manifestando durante a pandemia, que se passam por outros espíritos. Também há casos em que o médium investiga de antemão a vida dos que receberão as cartas, buscando sinais comprovariam a autenticidade da mensagem, pontua o espírita.

“É estranho a carta ser assinada apenas pelo apelido do ancestral. A primeira coisa a se perguntar: existia esse apelido? Por que não usou o nome?” considera Teixeira. Na psicografia, é necessário que a autenticidade seja atestada por quem recebe a mensagem.

O processo mediúnico

Diante de um cenário de espíritos mentirosos e médiuns que podem fingir autenticidade, a psicografia exige preceitos sérios. “Como ensina Alan Kardec, sempre devemos observar, comparar e julgar” afirma Teixeira que já foi presidente da FEC por nove anos.

A frase resume o método para entender se a mensagem é verdadeira. Para tanto, existem sinais na mensagem que podem atestar a autenticidade e devem ser conhecidos apenas pelos destinatários, e não pelo médium, além de detalhes que apenas um espírito saberia da pessoa.

“As cartas psicografadas por Chico Xavier, por exemplo, vinham com detalhes como endereço, data de aniversário, número de telefone. Ele recebia as informações, sem antes consultar as pessoas. São raros médiuns como esse” explica Teixeira.

Paulo Gustavo segue intubado

Paulo Gustavo continua apresentando quadro de saúde crítico da Covid-19, mostra o último boletim médico divulgado neste domingo (11) pela assessoria de imprensa, o ator

Ele iniciou no dia 2 de abril o tratamento por ECMO, sigla em inglês para “oxigenação por membrana extracorporal”. Os custos são elevados e passam dos R$ 30 mil por dia.

As diversas complicações pulmonares já demandaram procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares.

+

TV