Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


“Genesis”, da Record, bate Jornal Nacional em duas capitais, diz UOL

Superprodução arrebata audiência em todo o Brasil

Do site UOL sobre a nova serie da Rede Record:
“Maior sucesso da dramaturgia da Record desde 2016, “Gênesis” tem feito a Globo rever sua estratégia de programação. Antes com três intervalos comerciais, o “Jornal Nacional” passou a ter apenas dois breaks nesta semana. O cuidado se explica: a trama bíblica fez a audiência do horário subir consideravelmente e chegou a vencer o telejornal em duas capitais.
Em Salvador (BA), o folhetim ficou em primeiro lugar com certa folga: 22,3 pontos contra 20,5 da rival. Já em Goiânia (GO) foram 21,5 pontos contra 19,3 da Globo, segundo dados do Kantar Ibope. Na média do Painel Nacional de Televisão a diferença entre “Gênesis” e o “Jornal Nacional” foi de menos de 8 pontos: 15,4 contra 23,8 pontos. Em São Paulo, a novela marcou média geral de 16,2 pontos no capítulo que mostrou Caim (Eduardo Speroni) matando Abel (Caio Manhete). No confronto com o telejornal a diferença foi de 10 pontos. Na capital paulista, a trama cresceu 58% de uma semana para outra a considerando a média dos três primeiros capítulos.”
Cenários de SC
Após a morte de Abel pelo irmão Caim, um cenário deslumbrante de Santa Catarina é exibido para abrandar o sofrimento de Adão. Filmado em locação na região dos canions na divisa catarinense com o Rio Grande do Sul tem tomadas de impressionante beleza. “Genesis”,a superprodução excepcional da Rede Record, não encontra precedentes na teledramaturgia brasileira. É destaque em qualidade de cenários, efeitos especiais, roteiro, artistas, trilha sonora e fidelidade histórica. Definida como novela, mas com perfil de um seriado, pela estética e pelo conteúdo. Há momentos em que o resgate bíblico vira um musical. O “making off” remete as gerações dos anos 50 e 60 à “Os Dez Mandamentos” o maior sucesso do cinema mundial, lançado em 1956.

Adão e Eva no Jardim do Edem – Foto: genesisAdão e Eva no Jardim do Edem – Foto: genesis