Jornalista Belmiro Sauthier morre aos 81 anos em Florianópolis

Ganhador de dois prêmios Esso de jornalismo, Belmiro sofreu uma parada cardiorrespiratória na tarde deste domingo (21)

O jornalista Belmiro Sauthier morreu na tarde deste domingo (21), aos 81 anos, em Florianópolis. Vencedor de dois prêmios Esso, maior premiação do jornalismo brasileiro, Belmiro trabalhou até 2019 como editor-chefe do Jornal Correio de Santa Catarina, fundado por ele em São José.

Ele deixa a esposa, um filho, neta, nora e dois irmãos.

Belmiro Sauthier morreu na tarde deste domingo (21), em Florianópolis – Foto: Divulgação/Prefeitura de São JoséBelmiro Sauthier morreu na tarde deste domingo (21), em Florianópolis – Foto: Divulgação/Prefeitura de São José

Belmiro sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 15h de domingo. O jornalista estava em sua casa na Capital catarinense, com a esposa e o filho.

Nascido em 15 de novembro de 1938 em Montenegro (RS), ele se formou em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Porto Alegre, mas optou pela carreira como jornalista, na década de 1960.

Belmiro passou pela Rádio Gaúcha e pela Zero Hora, entre outros veículos de comunicação no Rio Grande do Sul. Ele ainda atuou no Jornal da Tarde, em São Paulo, onde cobriu a conquista do tricampeonato mundial, em 1970, além das Copas de 74 e 78.

Leia também:

Já em Santa Catarina, Belmiro Sauthier foi subeditor-chefe do Diário Catarinense por dez anos. Em 2000, ele fundou o Jornal Correio de Santa Catarina, em São José, e atuou como editor-chefe até 2019.

A prefeitura de São José lamentou a morte do jornalista, em nota divulgada na noite deste domingo. Em 2018, ele recebeu o título de cidadão honorário do município, como homenagem ao trabalho realizado.

“É com profunda tristeza que a Prefeitura de São José lamenta o falecimento do jornalista Belmiro Sauthier. […] Como editor-chefe do Correio, acompanhou de perto as histórias, notícias e fatos de São José.”

“Nosso município perde um grande jornalista […] Uma referência”, disse a prefeita Adeliana Dal Pont.

+ TV