Busca voluntária

No blog do projeto Busca voluntária você encontra boas notícias para inspirar o seu dia.


Dia do Orgulho Autista: 10 filmes e séries para entender o transtorno

O Dia do Orgulho Autista é comemorado hoje (18). A data foi criada nos Estados Unidos para reconhecer o potencial das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conscientizar a sociedade como um todo, ajudando a combater o preconceito e esclarecer as dúvidas relacionadas.

É muito importante que as pessoas saibam que o Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno de neurodesenvolvimento. Nesse sentido, as pessoas dentro do espectro autista apresentam sintomas como dificuldade para manter o contato visual e interagir com outras pessoas, irritabilidade, sensibilidade ao som, entre outros.

Leia mais: 
Autismo: 10 sinais de alerta para detectar o transtorno
Mãe cria app colaborativo para ajudar pessoas com autismo

Por conta disso, é muito importante entender mais sobre o transtorno, as características dessas pessoas e como garantir que elas se sintam mais confortáveis e incluídas na sociedade. Para ajudar nessa inclusão, o Busca Voluntária fez uma lista com 10 filmes que expõe, explicam e educam sobre o Transtorno do Espectro do Autismo:

1. Adam (2009)

Engenheiro eletrônico, Adam tem Síndrome de Aspenger e leva uma vida isolada. Quando a jovem Beth se muda para o mesmo prédio, ele se esforça para ser mais sociável. Apesar de a moça não saber muito bem como lidar com as mudanças de humor e as reações de Adam, ela decide dar uma chance para essa amizade.

2. Tão Forte, Tão Perto (2011)

Um menino de 9 anos perde seu pai no atentado de 11 de setembro em Nova York. Ele acha uma chave em sua casa e acredita ser uma mensagem de seu pai. Começa assim uma comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que abre com aquela chave.

3. Atypical (2019)

Sam, um adolescente com traços de autismo, busca romance e independência. Sua decisão coloca toda a sua família em um caminho de mudanças e descobertas.

4. Farol das Orcas (2017)

Uma mãe vai à Patagônia com o filho autista, esperando que um guarda e as orcas o ajudem a encontrar as suas emoções.

5. Mary e Max (2009)

Mary Daisy Dinkle é uma garota solitária de oito anos, que vive em Melbourn, na Austrália. Max Jerry Horovitz tem 44 anos e vive em Nova York. Obsoleto e solitário, ele também possui Síndrome de SAspernger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade entre eles, Mary e Max desenvolvem uma fote amizade, que trascorre de acordo com altos e baixos da vida.

6. Forrest Gump (1994)

Tom Hanks estrela como Forrest Gump, um homem ingênuo que se vê envolvido em quase todos os principais eventos das décadas de 60 e 70.

7. Tudo que Quero (2017)

O mundo é um lugar confuso para Wendy, uma jovem que, apesar do autismo, é independente e brilhante. Ela escreve histórias de fantasia em seu tempo livre e decide terminar um roteiro quando descobre uma competição de escrita.

8. The Good Doctor (2017)

Um jovem médico com autismo vindo da calma vida do interior começa a trabalhar em um famoso hospital. Além dos desafios da profissão, Shaun Murphy precisa provar sua capacidade a seus colegas superiores.

9. Fixing Luka (2009)

Neste curta-metragem, Lucy acha que seu irmão Luka está quebrado. Seu arranjos obsessivos, meticuloso e irritantes com cubos de açúcar e dedais provam isso. A garotinha acredita que o menino precisa ser consertado, mas não da maneira que ela imagina. A história é inspirada nas experiências da diretora em crescer com seu irmão autista.

10. Loucos de Amor (2005)

Donald Morton e Isabelle Sorenson sofrem da síndrome de Aspenger, uma espécie de autismo. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Loading...