Catarinenses dominam Sul-Brasileiro de vela, em Jurerê Internacional

Fernando Menezes, Clara Meyer Mateus Cardoso e Lara Candemil  foram os campeões do 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, encerrado nesta segunda, em Florianópolis

Os velejadores do Veleiros da Ilha fizeram a festa competindo em casa. Fernando Menezes, Clara Meyer Mateus Cardoso e Lara Candemil  foram os campeões do 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, encerrado nesta segunda-feira (2), em Jurerê.

Fernando Menezes, grande campeão do Sul-Brasileiro de Vela – Foto: Danilo Caboclo/Iate Clube Santa CatarinaFernando Menezes, grande campeão do Sul-Brasileiro de Vela – Foto: Danilo Caboclo/Iate Clube Santa Catarina

Também foram realizadas as duas últimas regatas e os velejadores do ICSC (Iate Clube de Santa Catarina) foram os protagonistas no encerramento da competição.

Em seu último campeonato na classe Optimist, Fernando Menezes teve um final de semana bastante consistente, vencendo duas das sete regatas e conquistando ainda dois segundos lugares. Com 14 pontos perdidos, o atleta catarinense comemorou mais um belo resultado em sua trajetória na classe. Em 2019, Fernando foi quarto colocado no campeonato europeu e neste ano se classificou para o Mundial (que não foi realizado). Essa foi a última competição do atleta na categoria Optimist.

“Foi muito legal ter terminando minha trajetória no Optimist com vitória, ainda mais aqui em Jurerê, no Veleiros da Ilha. Estou muito contente por mim e pelo meu irmão, que foi vice-campeão. Estou preparado para encarar as classes de Vela Jovem”, disse Fernando Menezes.

O segundo lugar na classificação geral também ficou com um velejador do Iate Clube de Santa Catarina. Vice-campeão sul-americano, terceiro colocado no campeonato asiático e integrante da equipe brasileira no Campeonato Mundial, Guilherme Menezes também fechou um ciclo repleto de bons resultados na classe com o vice-campeonato no Sul-Brasileiro.

Atual campeão brasileiro, Lucas Freitas (ICRJ – RJ) ficou na terceira posição, seguido por Pedro Rosa (Jangadeiros – RS) e Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC).

Feminino

Sexta colocada na classificação geral, Clara Meyer Cardoso Mateus comemorou o título na categoria Feminino. Ela que representou o Veleiros da Ilha em diversas competições internacionais ao longo dos últimos anos, também encerrou seu ciclo na classe Optimist e agora ingressa na Vela Jovem.

Clara Meyer Cardoso Mateus, campeã entre as mulheres e 6º no geral – Foto: Danilo Caboclo/Iate Clube Santa CatarinaClara Meyer Cardoso Mateus, campeã entre as mulheres e 6º no geral – Foto: Danilo Caboclo/Iate Clube Santa Catarina

Com 46PP, a catarinense terminou na primeira posição, com Cristina Iglesias (YCSA – SP), em segundo lugar, e  Joana Freitas (ICRJ – RJ)  na terceira posição.

“Foi uma despedida excelente do Optimist. Consegui velejar muito bem na minha última regata e estou muito feliz com o título. Agora é começar a me preparar para a Vela Jovem”, disse Clara.

Ainda pela categoria Feminino, o Iate Clube de Santa Catarina contou com a ótima participação de Lívia Nogueira, sexta colocada, e que também encerrou sua trajetória no Optimist e agora vai traçar novos caminhos na Vela Jovem.

Competição entre os estreantes

Pelo terceiro ano consecutivo o Veleiros da Ilha celebrou o título geral entre os Estreantes. Repetindo o feito de Davi Neves (2018 e 2019), Lara Candemil foi a campeã em 2020, assumindo a liderança na reta final da competição. Em uma disputa acirrada com João Pedro Prandini (RGYC – RS), a jovem atleta do Veleiros da Ilha confirmou o título nas duas últimas regatas da competição.

O Iate Clube de Santa Catarina comemorou ainda com Sofia Moreira, segunda colocada no Feminino e terceira no geral,, e Luiza Meyer Cardoso Mateus, em terceiro, fechando o pódio com três atletas do Iate Clube de Santa Catarina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...