Contagem regressiva para evento que deve reunir 100 velejadores em Jurerê Internacional

Floripa Foil Festival acontece entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro e promete reunir grandes nomes da vela

A contagem já está em regressão para o início do Floripa Foil Festival, evento náutico que acontece entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Competição foi realizada, pela primeira vez, em 2020 – Foto: Divulgação/NDCompetição foi realizada, pela primeira vez, em 2020 – Foto: Divulgação/ND

A estimativa é que homens e mulheres literalmente “voem” sobre as águas nesta que será a segunda edição do festival. São esperados 100 velejadores em regatas de Kite Hydrofoil Race, Kite Slalom, Windsurf Hydrofoil Race, Fórmula Wind e Wing Hydrofoil Slalom.

As disputas na raia de Jurerê Internacional poderão ser acompanhadas pelo público na praia em frente ao Jurerê Beach Village Hotel, o hotel oficial do evento.

Três da cinco classes reunidas no Floripa Foil Festival 2021 utilizam o foil, uma estrutura hidrodinâmica que revolucionou os esportes náuticos. Tradicionais competições como America’s Cup, Ocean Race (regata de volta ao mundo) e Vendee Globe já utilizam os foils, que aumentam o desempenho dos barcos, alcançando velocidades próximas de 50 nós (95 km/h).

“O Foil é o futuro da vela, é a modernidade. O Floripa Foil Festival é um festival de vela moderno para os praticantes velejarem e curtir a praia e confraternizar”, destaca Daniel Homem da Luz, velejador e organizador do Floripa Foil Festival 2021.

Além de regatas em cinco classes competitivas, o Floripa Foil Festival 2021 lança oficialmente no Brasil o WASZP, uma classe foil acessível, moderna, durável, fácil de aprender e que traz uma nova definição de diversão e oferece opções de equipamentos para velejadores de 40 a 100 quilos de peso.

O evento ainda vai proporcionar a experiência de velejar num barco com foil. O pré-requisito é ser experiente no leme de barco a vela (Laser, Snipe e Dingue). O agendamento poderá ser feito em breve pelo site: https://floripafoilfestival.com.br.

Edição 2021, diferente de 2020, terá a presença do público – Foto: Divulgação/NDEdição 2021, diferente de 2020, terá a presença do público – Foto: Divulgação/ND

O Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha também acompanha a vanguarda da vela na realização do Floripa Foil Festival 2021.

“O Veleiros da Ilha é referência na realização de grandes eventos e para nós é uma honra compartilhar nossa estrutura e capacidade técnica com o Floripa Foil Festival. Com certeza será uma grande competição. Jurerê é uma das melhores raias para se velejar e os atletas terão ainda a oportunidade de desfrutar de nossa Sede Oceânica totalmente revitalizada”, afirma o Comodoro do Iate Clube Santa Catarina – Veleiros da Ilha, Ildefonso W. Júnior.

Origem

A primeira edição do Floripa Foil Festival foi realizada entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro de 2020, na praia de Canajurê, em Florianópolis.

Edição do Floripa Foil Festival; expectativa para a chegada de 100 velejadores – Foto: Divulgação/NDEdição do Floripa Foil Festival; expectativa para a chegada de 100 velejadores – Foto: Divulgação/ND

O evento ocorreu sem divulgação e sem participação do público em razão da pandemia da Covid-19. Todos os dias havia check-in com atletas e organização, realizado por técnicas em enfermagem.

Quatro modalidades foram disputadas com ventos que variaram de 10 a 16 nós: Kitesurf Race Hydrofoil Open (esporte olímpico) e Tubular, Windsurf Race Hydrofoil (esporte olímpico) e Wing Hydrofoil Slalom.

Programação

30/10/2021 – Primeiro dia de competições: recepção dos atletas – 9h às 10h; reunião de comandantes – 10h às 10h30; regatas e WASZP Demo – 11h às 16h

31/10/2021 – Segunda dia de competições: regatas e WASZP Demo – 11h às 16h

01/11/2021 – Terceiro dia de competições: regatas e WASZP Demo – 11h às 16h

02/11/2020 – Tardes no parque: regatas e WASZP Demo – 11h às 16h; Coquetel de premiação – 18h

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...