Veleiros da Ilha contrata um dos principais treinadores de vela do mundo; confira

Xandi Paradeda foi técnico do atual campeão mundial de Optimist e chega a Florianópolis para coordenar equipe de vela do Iate Clube de Santa Catarina

Xandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina. Técnico do atual campeão de Optimist, o brasileiro Alex Kuhl, Xandi traz experiência na bagagem para comandar as classes Optimist, Snipe, Laser e 29er do Veleiros da Ilha.

Xandi Paradeda foi técnico do atual campeão mundial de Optimist – Foto: Divulgação/Veleiros da IlhaXandi Paradeda foi técnico do atual campeão mundial de Optimist – Foto: Divulgação/Veleiros da Ilha

Como treinador, Xandi tem duas passagens olímpicas, 2008, em Pequim, com o velejador André Fonseca (49er), e em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, com Jorge Zarif (Finn).

Após passar um período de adaptação em Florianópolis, onde pôde avaliar diversos pontos técnicos, o treinador foi para Recife (PE) para acompanhar os atletas do Veleiros da Ilha no Campeonato Brasileiro de Optimist.

“O Iate Clube de Santa Catarina está muito bem estruturado e com uma Comodoria com vontade e apoiando muito a vela. Temos ótimos profissionais e condições para trabalhar. Com certeza será um grande desafio, mas com ótimas perspectivas”, avalia Xandi.

Para ele, são dois o desafios iniciais: aumentar o número de velejadores na Escola de Vela e focar no desempenho das equipes de rendimento.

“A vela de base é fundamental para formarmos novos atletas. Por isso a Escola é tão importante. O Iate Clube de Santa Catarina sempre foi referência na formação de atletas e espero que a gente consiga dar continuidade e ampliar esse trabalho’, completa.

Além do Campeonato Brasileiro de Optimist, que começa no dia 9 de janeiro, Xandi tem outros três compromissos com as equipes de Vela do Veleiros da Ilha no mês de janeiro, todos em Pernambuco.

Xandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Veleiros da IlhaXandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Veleiros da Ilha

De 6 a 9 ocorre a Copa Brasil de Estreantes, de 9 a 17 o Brasileiro de OP, depois, de 16 a 23, tem o Campeonato Brasileiro de 29er, enquanto entre 22 e 30 encerra-se o calendário com a Copa da Juventude.

Veja a entrevista completa:

O que te motivou a escolher Florianópolis e o Veleiros da Ilha para o novo desafio profissional?

Xandi: Eu sempre velejei aqui. Tenho muitos amigos no Clube. Sempre houve uma vontade mútua, entre mim e o Comodoro Júnior de trabalharmos juntos. Este ano surgiu a oportunidade e fechamos a parceria.

Você conhece bem a cidade. O que acha da estrutura do Clube? E da raia de Jurerê?

Xandi: O Veleiros da Ilha tem ótima estrutura, e a raia de Jurerê é a melhor do Brasil. Agora é trabalhar para desenvolver ainda mais a vela do Clube.

Quais são os principais desafios e qual o seu objetivo por aqui?

Xandi: O maior desafio é aumentar o número de velejadores do clube e, consequentemente, atingir ótimos resultados.

O que está achando de morar em Florianópolis?

Xandi: Morar aqui é um privilégio. Eu e minha família estamos muito felizes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Vela

Loading...