Campanha de vacinação contra a Gripe A acaba dia 31 de maio, em Santa Catarina

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

A Campanha de vacinação contra a Gripe A está chegando ao fim, dia 31 de maio é o prazo final para quem ainda não foi se vacinar. Três pessoas já faleceram por causa da gripe neste ano, no Estado.

As doses são gratuitas para os grupos prioritários, que são as crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas que possuem comorbidades.

O objetivo é imunizar 90% das pessoas dos grupos prioritários, porém, somente 52% dessas pessoas tomou a vacina no Estado, segundo o ultimo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

A vacina é aplicada antes dos dias frios chegarem, para que quando iniciar o inverno todos já estejam protegidos. Este ano já foram confirmados 32 casos da gripe em Santa Catarina, e 22 delas eram idosos.

Os postos de saúde estão a disposição para que as pessoas façam a vacina, se vacinar é fundamental para evitar a doença, além de tomar as precauções devidas. Confira alguns passos para a prevenção da doença:

1º passo: Não deixe de se vacinar contra o vírus H1N1. A vacina é disponibilizada pelo SUS para os grupos com risco de maior risco. Para quem não está nos grupos de risco, é possível tomar a vacina na rede particular;

2º passo: Higienize muito bem as mãos com água e sabão e utilize álcool gel para uma limpeza completa. Um dois dois procedimentos, pelo menos, é necessário ser feito para evitar contato com o vírus.

3º passo: Não leva as mãos até os olhos, nariz e boca se você tiver contato com maçanetas, corrimões ou qualquer apoio em locais públicos.

4º passo: Evite má alimentação, dormir pouco, beber e usar drogas. Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus.

Mais vídeos