Casa ‘eficiente’ capta água da chuva para utilização doméstica em Florianópolis

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

Pelos cálculos da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), uma família de cinco pessoas consome em média mil litros de água por dia. E na maioria das casas todo esse volume é de água tratada. Para o jardim, para lavar roupas, ou para o vaso sanitário é só aproveitar o que vem do céu.

A casa eficiente, construída pela Eletrosul em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), apresenta várias soluções para o uso racional de energia elétrica e água. A captação da água da chuva é uma delas.

O local conta com duas tubulações, uma de água potável e outra da água que vem do céu. A água é captada diretamente do telhado e direcionada para o tanque, máquina de levar a vaso sanitário.

Além de utilizar a água da chuva, os efluentes da pia da cozinha e do vaso sanitário são separados dos demais. Isso permite que as águas cinzas claras que vem do tanque e do chuveiro sejam tratadas por um filtro natural e utilizados para a irrigação do jardim.

Mais de 100 mil pessoas já visitaram a casa virtualmente pela internet. E outras dezenas de milhares vieram até o local para conferir de perto a tecnologia usada.

Mais conteúdo sobre

Mais vídeos