Instalação de ciclorrotas garante a segurança de ciclistas em Florianópolis

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

Muitas pessoas não se arriscam a usar bicicleta para se locomover pela cidade, o trânsito e a falta de sinalização são dois grandes fatores que atrapalham os ciclistas de Florianópolis. Mas o cenário da Capital vem mudando nos últimos dias, as faixas para bicicletas são novidade em diversas ruas do município.

A faixa branca e vermelha indica que o trecho é uma ciclorrota, uma das modalidades de sinalização para garantir o uso das bicicletas com mais segurança. A ordem é de espaço compartilhado nas vias, os carros podem passar, mas devem estar atentos ao ciclistas, respeitando a sinalização e a velocidade máxima da rua.

Este tipo de sinalização é novidade na cidade, as ciclorrotas foram instaladas conforme algumas vias foram revitalizadas, já existem trechos no Continente, e nos bairros de Florianópolis, Agronômica e Córrego Grande.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, foram instalados nos últimos meses 20 km na rede cicloviária. Atualmente a cidade possui cerca de 100 km de trechos sinalizados para uso exclusivo, ou compartilhado, com ciclistas. A meta é chegar a 160 km.

Além das ciclorrotas, que estão chegando agora, os ciclistas contam tembém com as ciclofaixas e ciclovias, de uso esclusivo das bicicletas.

Mais vídeos