Conheça os alimentos saudáveis que ajudam a melhorar a memória

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

Esquecer palavras frequentemente, ou onde guardou as chaves, é um indício da perda cognitiva da memória, problema que vem ao longo dos anos. Existem diversas formas de exercitar a memória para evitar os esquecimentos, entre eles, leitura, jogos de concentração, praticar exercícios físicos, e o mais interessante e fácil, alimentos saudáveis.

Entre os alimentos que ajudam a turbinar o raciocínio estão as folhas verdes, principalmente o espinafre. A verdura famosa na animação “O Marinheiro Popeye” de 1933, é rica em Luteína, uma substância que contribuí para a saúde do cérebro. Outro alimento que ajuda a fortalecer a memória é o ovo, especialmente a gema, que é rica em vitamina B12, nutriente que ajuda a reduzir as causas da perda cognitiva.

Consumir abacate também preserva a memória, a fruta é rica em substâncias que praticamente ‘blindam’ o cérebro, como vitamina B6, B12, vitamina C e E, Luteína, além de uma série de outros compostos essenciais para o bom funcionamento dos neurônios.

Além disso, uma alimentação fracionada, se alimentando mais vezes durante o dia, ajuda a preservar a energia. É importante ressaltar que comidas industrializadas são prejudiciais para a memória porque contém muito açúcar, gordura saturada ou sal, que tendem a favorecer o ganho de peso, desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial, condições crônicas que favorecem o declínio cognitivo com o avançar da idade.

Mais conteúdo sobre

Mais vídeos