Pesquisa revela que apenas 4% dos moradores de Florianópolis utilizam bicicleta como transporte

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

Devido a falta de ciclovias nas vias, Florianópolis tem um número quase inexistente de ciclistas.

Os ciclistas da cidade reclamam que as ciclovias não estão em locais estratégicos, zonas universitárias, por exemplo, não tem ligação cicloviária. Até mesmo o Centro da cidade não possui estrutura segura para trafegar de bicicleta.

Uma pesquisa apontou que 70% dos moradores de Florianópolis tem vontade de utilizar a bicicleta com alguma frequência, mas apenas 4% de fato, utilizam. Atualmente, uma empresa de mobilidade disponibilizou mais de 100 bicicletas que podem ser alugadas em diversos pontos da cidade. O serviço aumentou o número de adeptos ao modelo de transporte, porém, o número de ciclistas menos experientes aumentou também.

A Secretaria de Mobilidade Urbana estuda dobrar a rede cicloviária da Capital a médio prazo, o plano é passar de 96 km para 158 km de faixas exclusivas para ciclistas. Alguns projetos já estão definidos, como a Avenida das Renderias, na Lagoa da Conceição, que prevê uma ciclofaixa contornando a orla.

Para incentivar os ciclistas o município também quer implantar estruturas de apoio, como incentivo a colocação de bicicletários nos ambientes de trabalho, reforma dos bicicletários nos terminais de ônibus e a distribuição equipamentos em pontos da cidade para amarrar as bicicletas.

Mais conteúdo sobre

Mais vídeos