PRF adota bafômetro de triagem que permite realizar até 12 testes por minuto

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) está usando um novo bafômetro. Segundo o chefe de comunicação da PRF/SC, Luiz Graziano, a principal vantagem é a rapidez. O “bafômetro passivo” permite realizar até 12 testes por minuto.

O principal motivo de sua eficácia é que o equipamento não exige que a pessoa encoste no bocal ao soprar, não sendo necessário a troca constante do aparelho. Também é possível realizar o teste com o motorista sentado dentro veículo.

O bafômetro é apontado ao motorista, que o sopra. Se ficar verde, indica que não houve o consumo de álcool. Já o sinal vermelho indica que o motorista provavelmente está alcoolizado. Nesse caso a pessoa é levada a fazer o teste com um etilômetro, o bafômetro normal.

O aparelho vem sendo testado pela PRF desde o ano passado. Porém ainda não é certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que não reconhece o objeto apto a realizar o teste com precisão. Devido a isso, a PRF utiliza o aparelho apenas como triagem.

Mais conteúdo sobre

Mais vídeos