Reforma das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, deve ficar pronta em dois anos

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sexta, às 12h

As obras nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles que ligam a Ilha ao continente já começaram. Os pescadores que trabalham nos arredores do local, relatam que as redes de pesca largadas pelo fundo chegam a pegar blocos de concreto e ferros, que caem das estruturas.

O pescador Sandro Garcias afirma ainda que, ao passar por baixo das pontes em dias de trabalho, viu o concreto se desprender, e a cada dia que passa no local percebe uma situação cada vez mais complicada.

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) observou de perto o estado das estruturas, e chegou a incluir uma perícia relatando os problemas em uma ação civil-pública.

O promotor de justiça, Daniel Paladino, explica que não havia risco das pontes caírem, mas se nada fosse feito a curto e médio prazo, no futuro, poderia acontecer uma situação trágica em Florianópolis.

A reforma das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles é um pedido feito pela justiça ainda em 2016, na época uma empresa chegou a ser contratada para realizar o trabalho, mas por três anos se arrastou a licitação para a contratação de uma outra empresa para fiscalizar a obra.

No início deste ano, após o processo da empresa fiscalizadora da reforma ser encerrado, o Governo do Estado finalmente conseguiu assinar a ordem de serviço para iniciar os trabalhos.

O canteiro de obras da empresa responsável está pronto, a expectativa é concluir a restauração das pontes em até dois anos. Durante este tempo o MP continuará acompanhando o andamento do cronograma das obras.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado também tem realizado uma fiscalização constante, cobrando o andamento da obra. O Governo do Estado planeja fazer uma nova licitação que inclua outros trabalhos para a revitalização das pontes.

Mais vídeos