Revitalização da Praça da Alfândega, em Florianópolis, tem prazo de entrega prorrogado

Balanço Geral Florianópolis

De segunda a sábado, às 11h50

Uma obra que iniciou há mais de seis meses, a revitalização da Praça da Alfândega, no Centro de Florianópolis, anda a passos lentos.

Segundo o fiscal da obra, Amorim Tacoregio, os trabalhos estão na metade, por enquanto. está sendo finalizada a parte de ‘terra’, que é a preparação do terreno, logo menos será iniciada a etapa de estruturação, e em seguida os acabamentos da praça.

As duas principais edificações já começaram a ser construídas, uma delas vai alocar lojas de artesanato, posto policial, informações turísticas e banheiros públicos. A outra vai ter lanchonetes. O contrato com a empreiteira responsável prevê que a revitalização esteja pronta no período de um ano, a ordem de serviço foi assinada em agosto de 2018, mas o trabalho só começou em dezembro.

De acordo com o engenheiro que fiscaliza os trabalhos, a execução da obra está na metade, e o prazo que estava previsto para agosto, será prorrogado em mais dois meses, sendo estendido até novembro deste ano.

Alguns detalhes históricos exigiram adaptações na obra, como o muro, que antes era a divisa do centro da cidade com o mar, e também foi incorporado ao projeto.

A revitalização é custeada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), são quase R$ 7,8 milhões. A parte mais custosa da obra, no entanto, ainda não chegou. Ela será implantada apenas nos detalhes finais, quando serão colocadas placas metálicas com desenhos que vão constituir o formato de renda de bilro, artesanato tradicional das rendeiras da cidade.

Mais vídeos