Cortada da Olimpíada por dopping, Tandara diz que ‘trabalha em sua defesa’

Caso de doping surpreendeu ao ser divulgado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) ainda na noite de quinta (5)

A notícia do corte da oposta Tandara, da equipe de vôlei feminino do Brasil, por dopping pegou o mundo do esporte de surpresa nesta sexta-feira (6). Através das redes sociais, por comunicado de sua assessoria de imprensa, a jogadora disse que “trabalha em sua defesa”.

Notícia de dopping pegou mundo do esporte de surpresa – Foto: Reprodução/InstagramNotícia de dopping pegou mundo do esporte de surpresa – Foto: Reprodução/Instagram

“A atleta Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso. Agradecemos o carinho de todos vocês!”, informou a atleta, em seu perfil no Instagram. A jogadora vai voltar ao Brasil ainda nesta sexta-feira, em horário não divulgado.

O caso de doping surpreendeu ao ser divulgado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) ainda na noite de quinta (5). Sem entrar em detalhes, o comunicado disse que a entidade foi notificada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem sobre a “suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta”.

O COB não revelou nem mesmo a substância proibida que teria sido detectada no exame realizado pela brasileira. Segundo a entidade, o teste foi realizado antes da Olimpíada, no dia 7 de julho. Os Jogos começaram no dia 23 do mesmo mês.

Quando fez o exame, Tandara não disputava nenhuma competição. Ela apenas participava dos treinos de preparação da seleção para a Olimpíada, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema. O COB também não informou se já foi analisada a amostra B, geralmente utilizada como contraprova em casos positivos de doping.

CBV lamenta ocorrido

Em nota, a CBV lamentou o teste positivo. “A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.”

A punição, ainda provisória, não acarretará nenhuma sanção à seleção na Olimpíada. As equipes só são punidas nos esportes coletivos quando ao menos três atletas são pegos no antidoping. Além disso, o teste foi feito antes do início dos Jogos Olímpicos.

Sem Tandara, o técnico José Roberto Guimarães vai ter trabalho para escalar a seleção para o duro duelo contra a Coreia do Sul, pela semifinal. A partida está marcada para as 9 horas da manhã desta sexta-feira, pelo horário brasileiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...