Rosamaria é alvo de golpe no WhatsApp e faz alerta sobre foto; entenda o caso

Catarinense de Nova Treto e destaque do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a jogadora fez alerta aos seguidores nas redes sociais

Um dos grandes destaques da seleção feminina de vôlei, prata nas Olímpiadas de Tóquio, a catarinense Rosamaria Montibeller denunciou no Instagram, na última sexta-feira (6), uma tentativa de golpe utilizando a sua imagem no aplicativo WhatsApp.

Rosamaria denunciou o crime no Instagram – Foto: Reprodução/InstagramRosamaria denunciou o crime no Instagram – Foto: Reprodução/Instagram

“Gente, estão usando minha foto de novo para aplicar golpe no Whatsapp. Fiquem de olho”, alertou a jogadora.

A tentativa de golpe é semelhante a outras ações criminosas que circulam no aplicativo. Os criminosos, se passando por outra pessoa, afirmam ter excedido os limites diários de pagamentos, pedem ajuda financeira da vítima e dizem que devolverão o dinheiro no dia seguinte.

Geralmente, os casos usam fotos de pessoas conhecidas do alvo e dão alguma desculpa para estarem usando números de telefone diferentes dos que estão na lista de contatos.

O crime, infelizmente, acaba sendo comum no Brasil, principalmente pela relação de proximidade e eventual falta de informação de quem recebe a mensagem. Por esse motivo que a medalhista olímpica optou por alertar seus seguidores.

Rosamaria é natural de Nova Trento, na Grande Florianópolis, e fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos em 2021. Ela foi um dos grandes destaques da seleção, ganhando carinho nacional, em especial na partida de quartas de final, contra o Comitê Olímpico Russo, no qual protagonizou lances decisivos e marcou o ponto da vitória.

Como se proteger destes golpes

Normalmente os criminosos se passam por familiares ou amigos, mas também há relatos de casos em que eles assumem a identidade de funcionários de empresas, por exemplo, ou mesmo prestadores de serviços. Por isso, o ND+ dá algumas dicas para você:

  • No WhatsApp, sempre que algum contato mudar o número de telefone, o aplicativo emite um aviso sobre isso. Sempre desconfie de pessoas supostamente conhecidas que não acompanham este alerta;
  • Se alguém pedir o valor em dinheiro, seja depósitos ou transferências bancárias, ligue para o número para confirmar por voz ou mesmo, de preferência, faça uma chamada de vídeo. Os golpistas normalmente evitam esses meios de contato, uma vez que suas identidades serão reveladas;
  • Fique atento caso as mensagens contenham pedidos muito urgentes e que contenham muitos erros ortográficos;
  • Embora normalmente os criminosos utilizem números desconhecidos para fazer os pedidos, também é possível que eles tenham clonado o celular da vítima e utilizando, realmente, o número verdadeiro. A dica é denunciar os criminosos para o aplicativo e abrir um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

Sucesso nas redes sociais

A atleta virou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais após a conquista da prata em Tóquio. Até esta quarta-feira (11), a jogadora já ultrapassava a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram.

Rosamaria bateu a marca de 1 milhão de seguidores – Foto: Reprodução/InstagramRosamaria bateu a marca de 1 milhão de seguidores – Foto: Reprodução/Instagram

A ponteira agradeceu o carinho da torcida, e fez questão de dar boas-vindas aos recém-chegados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...